Partilhar

Como preparar a casa para o meu gato novo

Imagem: mundo-animal.com

Já decidiu que o seu novo animal de estimação será um gato ou uma gata. Agora falta-lhe algo muito importante para fazer, preparar a sua casa para o seu animal de estimação. O seu gato precisará de tempo para se adaptar a si e à sua nova casa, mas há algumas coisas importantes que é necessário não passar por alto para que o seu gato se sinta acolhido desde o primeiro momento. Por isso, em umComo.com.br mostramos-lhe como preparar a casa para o seu gato novo.

Passos a seguir:
1

Crie um sítio seguro. Primeiro acomode-o numa única divisão com a porta fechada, deste modo o seu novo animal de estimação irá adaptar-se mais facilmente e será menos estressante. Assim evitaremos que se esconda em qualquer sítio e não queira sair. Depois quando já se adaptou e ganhou confiança poderá inspecionar a casa com curiosidade e não com medo.

2

Tente que a divisão que escolher seja pouco ruidosa e tranquila. Coloque tudo o que o seu gato necessitar para os primeiros dias, colocando a caixa de areia numa esquina da divisão e a comida e água bem longes da areia.

3

Coloque um arranhador na divisão onde possa brincar e afiar as suas unhas. No mesmo sítio pode colocar também os seus brinquedos e o seu lugar de descanso, com uma cama ou almofada para gatos.

4

Quando já tiverem passado uns dias e vir que o seu gato esteja tranquilo, pode abrir-lhe a porta para que possa conhecer o resto da casa. Deixe que explore livremente e nunca o obrigue a sair se não quiser. Lembre-se que a divisão onde preparou tudo será o seu ponto de referência de casa e é onde voltará sempre que quiser e onde se sentirá mais seguro.

5

Quando o seu gato já se sentir cômodo para sair da divisão deve adequar a casa:

  • Coloque um arranhador grande no outro ponto da casa, o seu gato necessitará de afiar as unhas. Se não colocar o arranhador, ele procurará algum substituto, procurando madeira como portas, cadeiras. Também pode procurar o seu sofá ou outras superfícies rígidas. Para evitar desgostos é melhor colocar o arranhador.
  • Para o seu gato utilizar o arranhador tem de o colocar em algum sítio onde haja movimento e que o seu gato também frequente, um conselho é pô-lo na sala.
  • Os gatos gostam de descansar nas alturas, como elemento opcional em sua casa pode por prateleiras em diferentes alturas para que o seu gato possa subir e dormir nelas.
  • O seu gato é caçador por natureza e precisará de brincar para que não ocorram problemas de ansiedade. Nunca brinque com as suas mãos ou qualquer parte do seu corpo, pois pode magoá-lo. É melhor ter sempre brinquedos.
  • Os brinquedos não têm que ser comprados, podem ser caseiros: bolas de papel de alumínio, folhas de árvores secas, caixas de papelão, uma tigela de água com coisas flutuando, etc.
  • Coloque a sua comida e a sua água o mais longe possível da areia. Pode ser na cozinha, por exemplo.
  • Cuidado com as janelas, já que eles gostam de se inclinarem para fora e ver tudo nas alturas e pode ser perigoso para a segurança do seu animal de estimação. É aconselhável por uma rede protetora.
6

É de extrema importância para o seu gato acomodar-se à sua casa de forma segura para a sua chegada. Além de diferenciar diferentes zonas: zona de descanso, zona social e de brincadeira, zona de limpeza e zona de alimentação. Deste modo o seu animal de estimação poderá desfrutar da sua nova casa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como preparar a casa para o meu gato novo, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como preparar a casa para o meu gato novo

Imagem: mundo-animal.com

Voltar ao topo da página