Partilhar

Como prevenir as pulgas e carrapatos

Por Redação umCOMO. Atualizado: 1 abril 2019
Como prevenir as pulgas e carrapatos

Uma das situações que mais preocupa os donos de animais de estimação é o aparecimento de pulgas e carrapatos, que viram não só um problema de saúde para o animal como também podem afetar a saúde de todos em casa. Em umComo.com.br damos algumas soluções importantes para que descubra como prevenir as pulgas e carrapatos e manter seu cachorro ou gato feliz e saudável.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu cachorro tem pulgas 
Passos a seguir:
1

Apesar de que durante o ano inteiro os animais estão expostos ao contágio de parasitas, a chegada do verão é o momento ideal para aumentar o cuidado e a prevenção, pois com o calor as pulgas e carrapatos se proliferam.

2

Elas são comuns mas representam um problema de saúde importante para seu animal, pois além de ser muito incômodo para eles, podem transmitir doenças mais graves. Por isso a prevenção e atenção é importante!

3

Uma boa forma de prevenir e controlar o aparecimento de pulgas e carrapatos é verificar sempre o pelo de seu animal de estimação. Você pode fazê-lo escovando seu pelo várias vezes por semana, assim você evita que ele caia, melhora sua aparência e certifica-se que está livre de parasitas.

4

Um colar anti-pulgas é sempre uma boa opção, mas antes de o colocar no animal certifique-se de que é o colar adequado para sua idade, raça e peso. O melhor é consultar um veterinário antes de tomar esta decisão.

5

Escolha sempre um shampoo que sirva também para combater os parasitas, esta é uma boa estratégia preventiva para manter seu cachorro ou gato livre de pulgas e carrapatos.

6

Se seu animal dorme no jardim, é importante, principalmente durante os meses mais quentes do ano, manter a "casa dele" desinfetada também. Pergunte em uma loja especializada quais são os produtos indicados para esta tarefa, pois manter limpo o meio onde o animal fica é fundamental para evitar o contágio.

7

Se seu animal de estimação passa a maior parte do dia em um jardim ou terreno amplo, é claro que irá precisar ainda mais da sua atenção, pois estará mais propenso ao aparecimento de pulgas e carrapatos; neste aspecto é muito importante revisá-lo pelo menos uma vez por semana para se assegurar de que está livre de parasitas.

Leia também: Como acabar com carrapatos no quintal de terra

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir as pulgas e carrapatos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Lembre-se que a saúde de seu animal é importante, por isso não hesite em dar a ele todos os cuidados e atenções que precisa.

Escrever comentário sobre Como prevenir as pulgas e carrapatos

O que lhe pareceu o artigo?

Como prevenir as pulgas e carrapatos
Como prevenir as pulgas e carrapatos

Voltar ao topo da página