Partilhar

Como prevenir os parasitas nos gatos

Como prevenir os parasitas nos gatos

Suspeita que o seu gato está com parasitas? Os parasitas podem prejudicar seriamente a saúde do seu gato, por exemplo, debilitando o seu sistema imunológico, causando desnutrição e complicações na respiração, danificando seus rins, levando a casos graves e, inclusive, à morte. Por isso mesmo é muito importante a desparasitação, mesmo que não tenha sintomas e, principalmente, a prevenção. De seguida, em umComo.com.br contamos para você como prevenir os parasitas nos gatos.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu gato tem parasitas
Passos a seguir:
1

Ainda que tenham uma aparência diferente, todos os parasitas são prejudiciais para o gato; alguns são redondos, planos, longos e microscópicos. Geralmente, moram no intestino do felino provocando sintomas que podem nos fazer suspeitar da infecção. No entanto, no caso do Toxoplasma gondii (microscópico) quase que não existem sintomas; o que torna ainda mais importante a prevenção deles. Além disso, não podemos esquecer que estes sintomas muitas vezes aparecem quando a infecção já está em um estado avançado, portanto temos que atuar o quanto antes.

2

Estes são os sintomas que, se aparecerem no seu gato, podem fazer você suspeitar ou evidenciar que ele está com parasitas:

  • Vômitos
  • Diarreia
  • Deterioração do seu pelo
  • Perda de peso
  • Abdômen dilatado (filhotes muito invadidos pelos parasitas)
  • Presença de parasitas nas fezes (os gatos eliminam os parasitas por meio das fezes)

Neste artigo de umComo contamos para você, de forma detalhada, como saber se um gato está com parasitas.

Como prevenir os parasitas nos gatos - Passo 2
3

Como diz o refrão, "é melhor prevenir do que remediar", por isso se quiser proteger o seu gato dos parasitas é recomendável que o submeta a um bom controle veterinário e à desparasitação interna do gato. Os veterinários recomendam a desparasitação do gato a cada três meses, mas se o felino sai muito à rua deveria ser mais frequente, inclusive mensal.

4

Evite que o gato entre em contato com carne crua ou fezes de outros animais infectados. O consumo deste tipo de comidas e o contato com lixo pode originar a entrada de parasitas no seu intestino.

5

Outros hábitos simples que pode levar a cabo para tentar prevenir os parasitas em um gato são os seguintes:

  • Substituir a caixa de areia ou recipiente de excrementos do gato.
  • Lavar a roupa de cama.
  • Limpar e aspirar a casa, móveis e outros objetos usados pelo gato.
  • Evitar expor o gato a possíveis fontes de infecção, como gatos de rua ou suspeitos de não terem sido desparasitados.
  • Se tiver outros gatos em casa, é recomendável que aplique o mesmo tratamento que o do seu gato doente.
6

Apesar de não ser muito frequente, os gatos podem nos contagiar com os seus parasitas. Isso costuma ocorrer em condições prejudiciais para a saúde do seu gato e quando eles saem muito ao exterior; também pode acontecer durante a limpeza da caixa de areia do felino, visto que o contágio é por via oral.

Apesar disso acontecer poucas vezes a prevenção também é importante, sendo recomendável aumentar a higiene se tivermos um gato em casa, lavar as mãos antes de ir comer e, principalmente após manipular a sua caixa de areia.

7

Mesmo que possa adquirir um tratamento contra parasitas em lojas e locais especializados, o mais recomendável é ir ao veterinário, assim o especialista será o responsável por examinar o animal e receitar a medicação mais conveniente segundo o diagnóstico. Neste artigo de umComo contamos para você as diferentes formas que existem para desparasitar um gato assim como alguns remédios caseiros, o uso de pipetas ou sabonetes contra parasitas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir os parasitas nos gatos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como prevenir os parasitas nos gatos

Como prevenir os parasitas nos gatos
1 de 4
Como prevenir os parasitas nos gatos

Voltar ao topo da página