Como reduzir o estresse do meu cachorro

Como reduzir o estresse do meu cachorro
Imagem: pixabay.com

O estresse é uma das condições mais comuns nos cachorros. No entanto, por falta de informação, costumamos confundi-lo com um mau comportamento ou nervosismo, o que nos impede de proporcionar ao nosso cachorro a ajuda que precisa. Cada cachorro manifesta seu estado de estresse de uma determinada forma, por isso você deve observar seu comportamento e ir ao veterinário quando notar alguma mudança significativa. Se já foi identificado e quer saber como reduzir o estresse de seu cachorro, não perca este artigo de umComo.

Passos a seguir:
1

Primeiro identifique a causa. Se conseguir averiguar o que está provocando o estado de estresse em seu cachorro, será bem mais fácil tratá-lo. Por exemplo, se apenas o leva a passear esporadicamente, provavelmente a causa do estresse será a falta de exercício para liberar a tensão e energia acumulada. Dessa forma, você deve aumentar o número de passeios e o tempo de duração de cada um.

2

Os cachorros são animais muito rotineiros, de maneira que deverá tentar incluir o que está originando o estresse dentro de sua rotina. Em geral, os cachorros entram em um estado de estresse quando sentem que não controlam uma determinada situação, como a chegada de visitas ou a introdução de um novo cachorro. Neste sentido, introduzir o elemento estressante em sua rotina lhe permitirá aceitá-lo e sentir que pode controlá-lo. Eliminar por completo o problema não é a solução. Tal como os humanos, o cachorro deve enfrentar o problema para aceitá-lo.

3

Proporcionar-lhe um espaço relaxado e tranquilo é fundamental para reduzir seu estresse. Dessa forma, se o motivo desta condição é a chegada de outro cachorro, deverá dar a cada um deles seu lugar. Não é aconselhável que compartilhem tigela da comida e água, cama nem brinquedos, cada um deve ter seus próprios pertences. Não deve excluir seu cachorro com a chegada de um cachorro ao lar porque seu estresse aumentará.

4

Estimular sua mente é um aspecto importante na hora de reduzir o estresse do cachorro. Para isso, os jogos são fundamentais. É aconselhável que dedique pequenos momentos do dia para brincar com seu cachorro, também pode fazer isso nos passeios, ou seja, lançar-lhe a bola ou proporcionar-lhe brinquedos interativos como os kongs. Este tipo de brinquedo permite introduzir um pouco de comida para que seu cachorro tente apanhá-la. Desta forma, estimula sua mente, agilizando-a, e assim ele esquece seu estresse.

Imagem: articulo.mercadolibre.com
5

Outra forma muito eficaz de agilizar sua mente é colocar um pouco de ração pelos diferentes cantos da casa, assim tentará encontrar com o rastreamento do local. Também é bom levá-lo a passear de vez em quando por lugares novos, para que encontre novos cheiros e, em geral, novas motivações.

6

Escolher corretamente a comida é fundamental para reduzir seu estresse ou evitá-lo. Se a causa do estado de estresse de seu cachorro é uma mudança de alimentação, deverá ir ao veterinário para que ele indique o tratamento a seguir. Lembre-se de que quando mudamos a comida de cachorro para adulto, devemos fazê-lo de forma gradual, misturando ambas as comidas até eliminarmos por completo a antiga. O mesmo acontece quando queremos mudar de marca ou tipo de ração.

7

Seu estado emocional importa. Os cachorros têm um nível de empatia muito maior que o nosso, isto quer dizer que são capazes de adotar nosso estado como seu. De maneira que se nós estamos estressados, eles também podem estar. Se esta é a causa, reduzir seu estresse é o primeiro passo para tentar acalmá-lo.

8

Se o seu cachorro continua estressado, deverá levá-lo ao veterinário porque pode ser que o motivo seja o aparecimento de alguma doença que ainda não apresentou sintomas ou, simplesmente, você não a percebeu.

Imagem: diariode3.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como reduzir o estresse do meu cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.