Como saber a idade de um cavalo

Como saber a idade de um cavalo
Imagem: ultradownloads.com.br

Saber a idade de um cavalo é muito importante na hora de comprá-lo ou mesmo na hora de saber qual o tratamento que deve ser administrado caso ele apresente alguma enfermidade. Para avaliar a idade de um cavalo devemos levar em consideração os fatores externos e os principais que influenciam a vida de um cavalo. Os fatores externos não nos dão a estimativa exata dele, por isso é preciso associar os dois fatores para conseguir uma analise completa. Se você quer saber Como saber a idade de um cavalo, em UmComo.com.br preparamos esse artigo para você!

Analise externa ou secundária para saber a idade de um cavalo

A analise externa possibilita diferenciar o animal idoso do jovem pelos seguintes quesitos: os animais nevados ou geados são aqueles que apresentam pelos brancos pelo corpo e isso só ocorre quando o animal é idoso. É importante não confundir os pelos brancos do animal idoso, com a pelagem natural de cavalos jovens, visto que vários animais apresentam pelagem mesclada como característica própria, por isso é importante associar essa analise á outros fatores na hora de saber a idade de um cavalo.

Imagem: anda.jor.br

Avaliando a idade por meio da covinha

Outro sinal pode que deve ser analisado é o aparecimento de uma covinha bem aparente acima da sobrancelhas do animal, na região da testa: quanto mais fundo for essa covinha mais velho o cavalo será. Este sinal também parece no animal desidratado.

Imagem: blogdorium.com.br

Avaliando a idade por meio da arcada dentária

Observe bem a arcada dentária do animal, assim você vai saber qual o mais novo e o mais velho. Quanto mais idoso ele é, mais curvados serão os dentes, e mais aparente também. O cavalo mais velho também apresenta um sulco mais escuro atravessando a linha do dente. Se não conseguir ver essa linha significa que o cavalo tem menos de 10 anos de vida.

Imagem: tecnologiaetreinamento.com.br

Analises principais ou internas fundamentais para saber a idade de um cavalo

Analise de ganachas: quando se trata de analisar a idade de um cavalo, é importante prestar atenção na observação dos ângulos do maxilar inferior do cavalo (as ganachas). Ao apalpar ganachas de um animal idoso você vai perceber que elas estão bem mais afiladas do que do cavalo jovem. É preciso também fazer uma analise nos dentes do cavalo, no cavalo jovem os dentes definitivos, antes da erupção, permanecem dentro das arcadas mandibulares, e como suas raízes são bem grandes e longos acaba ocorrendo uma dilatação na parte inferior da mandíbula, isso faz com que elas se tornem arredondadas e espessas.

Imagem: harasfelicidade.com.br

Avaliando a idade pela mandíbula

O animal jovem apresenta a mandíbula espessa, mas com o decorrer dos anos os dentes vão se desgastando e as raízes vão ficando mais curtas o que causa o afilamento das ganachas.

Outro métodos

Existem outros métodos para saber a idade de um cavalo, é muito importante que você analise todos os aspectos para não levar prejuízo na hora da compra, e para que o cavalo possa executar as finalidades para que foi comprado. É também muito importante que depois da compra um cavalo seja levado ao veterinário para que todas as condições físicas do cavalo sejam avaliadas de forma correta, assim caso ele tenha algum problema de saúde será possível começar o tratamento mais rápido possível.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber a idade de um cavalo, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.