Como saber a idade de uma tartaruga

Como saber a idade de uma tartaruga
Imagem: g1.globo.com

Você está procurando como saber a idade de uma tartaruga? Neste artigo umComo.com.br apresentamos um método simples que lhe permitirá descobrir! É natural que você esteja curioso acerca disso, pois a tartaruga é um réptil de grande longevidade, podendo chegar a viver até 100 anos. Isso significa que ela pode acompanhar grande parte da vida de uma pessoa, desenvolvendo laços com ela como animal de estimação. Descobre-se a idade de uma tartaruga observando sua carapaça, e para saber como funciona este método, continue lendo!

Passos a seguir:
1

Tal como acontece com muitos animais, as tartarugas crescem mais rapidamente nos primeiros anos de vida, dando a sensação que depois param de crescer porque a diferença não é tão significativa.

2

Para descobrir a idade de uma tartaruga observa-se atentamente a sua carapaça. Independentemente da espécie, a maioria delas apresenta escudos compostos por anéis, e cada um corresponde a um ano de vida. Assim sendo basta contar os anéis para saber que idade tem a tartaruga!

Imagem: jualfiquepordentrodetudo.com
3

É mais fácil descobrir a idade de uma tartaruga até aos seus 4 ou 5 anos, pois a partir desse momento os círculos já estarão muito juntos ou até apagados, sendo difícil distingui-los. No entanto, é natural que até ao primeiro ano de idade a tartaruga não apresente anéis.

4

Outra forma de ter uma noção da idade da tartaruga é medindo sua carapaça na vertical (desde o rabo à cabeça) e comparando essa medida com o tamanho médio da sua espécie.

5

As tartarugas domésticas da espécie Trachemys (na imagem) atingem 30 a 35 cm em fase adulta, que corresponde aos seus 10 anos de idade. Esta espécie vive cerca de 35 anos em cativeiro.

Imagem: wildherps.com
6

Já as tartarugas da espécie Pseudemys (na imagem), se forem fêmeas terão 35 cm de carapaça na idade adulta, e 25 cm se forem machos. Aos 7 anos as fêmeas terão cerca de 13 cm de carapaça.

Imagem: discoverlife.org
7

As marcas na carapaça de uma tartaruga também indicam a idade que ela tem. Se a carapaça apresenta muito desgaste, como riscos, significa que a tartaruga está perto de atingir ou já atingiu a idade adulta.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber a idade de uma tartaruga, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Para descobrir a espécie da sua tartaruga procure semelhanças na internet ou leve-a a uma loja de animais para observação.