Partilhar

Como saber quando devo vacinar meu gato

Como saber quando devo vacinar meu gato

Ter um animal de estimação requer muitos cuidados. Quando se tem um gato em casa, não é suficiente abastecê-lo com comida, higiene e carícias, deve-se estar muito atento à sua saúde e aos cuidados que requer por parte do veterinário. Como as pessoas, os gatos precisam ser vacinados ao longo de sua vida para evitar doenças e ter uma excelente qualidade de vida. Em umComo.com.br explicamos-lhe quando você deve vacinar seu gato.

Também lhe pode interessar: Como viajar com meu gato no avião
Passos a seguir:
1

Quando adotar seu gato, vá diretamente ao veterinário. É o profissional que indicará que passos deve seguir, o que fazer e como manter a saúde do seu gato durante toda a vida dele.

2

A vacina genérica para gatos é a Tríplice Felina. Esta protege contra as doenças mais comuns neles: a panleucopenia, a calicivirose e a rinotraqueíte. São injetadas 3 doses, respectivamente, aos 3, 4 e 5 meses. Depois destas, ele passa a ser vacinado apenas uma vez por ano.

3

Aos 6 meses é imprescindível dar seu gato a vacina contra a raiva, já que os felinos também podem sofrer desta doença. Uma vez vacinado nesta idade, só precisará receber o reforço uma vez por ano.

4

Uma doença muito comum nos gatos é a leucemia. Para preveni-la, é preciso vaciná-los também contra ela. Aos 4-5 meses é aconselhável que o veterinário faça os exames e aplique as vacinas necessárias. Depois, como acontece com o resto, vacina-se uma vez ao ano.

5

Na primeira vacinação recomenda-se que o gato esteja completamente desparasitado. Deve-se ter em conta que depois de cada vacina, especialmente nos primeiros meses de vida, quando o animal é pequeno, ele pode ficar mais fraco ou ter algum sintoma de mal-estar, mas é normal e você não se deve preocupar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber quando devo vacinar meu gato, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Consulte sempre um especialista, ele vai lhe dar os conselhos corretos.

Escrever comentário sobre Como saber quando devo vacinar meu gato

Como saber quando devo vacinar meu gato
Como saber quando devo vacinar meu gato

Voltar ao topo da página