Partilhar

Como saber quando devo vacinar meu gato

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como saber quando devo vacinar meu gato

Ter um animal de estimação requer muitos cuidados. Quando se tem um gato em casa, não é suficiente abastecê-lo com comida, higiene e carícias, deve-se estar muito atento à sua saúde e aos cuidados que requer por parte do veterinário. Como as pessoas, os gatos precisam ser vacinados ao longo de sua vida para evitar doenças e ter uma excelente qualidade de vida. Em umComo.com.br explicamos-lhe quando você deve vacinar seu gato.

Também lhe pode interessar: Como viajar com meu gato no avião
Passos a seguir:
1

Quando adotar seu gato, vá diretamente ao veterinário. É o profissional que indicará que passos deve seguir, o que fazer e como manter a saúde do seu gato durante toda a vida dele.

2

A vacina genérica para gatos é a Tríplice Felina. Esta protege contra as doenças mais comuns neles: a panleucopenia, a calicivirose e a rinotraqueíte. São injetadas 3 doses, respectivamente, aos 3, 4 e 5 meses. Depois destas, ele passa a ser vacinado apenas uma vez por ano.

3

Aos 6 meses é imprescindível dar seu gato a vacina contra a raiva, já que os felinos também podem sofrer desta doença. Uma vez vacinado nesta idade, só precisará receber o reforço uma vez por ano.

4

Uma doença muito comum nos gatos é a leucemia. Para preveni-la, é preciso vaciná-los também contra ela. Aos 4-5 meses é aconselhável que o veterinário faça os exames e aplique as vacinas necessárias. Depois, como acontece com o resto, vacina-se uma vez ao ano.

5

Na primeira vacinação recomenda-se que o gato esteja completamente desparasitado. Deve-se ter em conta que depois de cada vacina, especialmente nos primeiros meses de vida, quando o animal é pequeno, ele pode ficar mais fraco ou ter algum sintoma de mal-estar, mas é normal e você não se deve preocupar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber quando devo vacinar meu gato, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Consulte sempre um especialista, ele vai lhe dar os conselhos corretos.

Escrever comentário sobre Como saber quando devo vacinar meu gato

O que lhe pareceu o artigo?

Como saber quando devo vacinar meu gato
Como saber quando devo vacinar meu gato

Voltar ao topo da página