Como saber se a calopsita está com frio

Como saber se a calopsita está com frio

O frio está chegando e com ele estão chegando alguns problemas para quem tem animais domésticos, especialmente aves. Nesse artigo o umComo vai ensinar como saber se a sua calopsita está com frio e alguns truques para ajudar o seu bichinho a ultrapassar esses meses de inverno.

Reconhecendo uma calopsita com frio

Nem todas as aves têm a mesma reação e resistência ao frio, mas no caso da calopsita que é originária da Austrália há algumas formas de saber se ela está passando frio. Geralmente elas adotam a posição de dormir sempre muito enroscadas para evitar que as temperaturas baixas atinjam o seu peito. Outro aspeto a ter em conta é se costuma brincar com a sua calopsita, e ela começa a passar muito tempo perto de si, poderá indicar que ela está procurando o seu calor corporal para se manter quente. No entanto não precisa esperar a sua ave apresentar esses comportamentos para começar a ajudar ela a esquentar no inverno.

Causas, Consequências e Soluções

O Brasil é um país muito grande, e do Norte ao Sul as temperaturas no inverno variam bastante. No Sul por exemplo na altura do inverno costuma fazer bastante frio, podendo até atingir temperaturas negativas, no Norte já não existe tanto esse perigo mas há outros.

Vento

O maior problema para uma calopsita é o vento, que passa através das penas e esfria a pequena ave. Por isso se tiver a gaiola na varanda ou no quintal cubra ela com um plástico grosso transparente à volta da gaiola deixando espaço para a ave respirar, ou então se possível mude a gaiola de local para um mais abrigado. Esse plástico sendo transparente vai evitar o vento e ao mesmo tempo permitir à calopsita ver a luz do dia. Se tem a ave em casa pode cobrir com uma toalha ou um cobertor mais grossinho. Tenha sempre atenção à temperatura do local onde mora.

Lâmpada de Cerâmica

Essa é um tipo de lâmpada que não emite luz mas apenas calor. É uma boa ideia para colocar perto da gaiola naqueles dias bem gelados e com muito vento. A sua calopsita vai agradecer. Alguns cuidados a ter é não colocar ela perto demais ao ponto de correr o risco de derreter alguma coisa ou que a ave consiga tocar nela podendo se magoar. Além de que isso é só para esquentar um pouco e não para a calopsita fazer sauna.

Umidade e Banho

No inverno geralmente o tempo fica mais seco, para evitar isso e porque o ambiente úmido parece sempre mais quente você pode colocar um copo de água junto da gaiola para que o ambiente não fique tão seco. Quanto ao banho fica difícil porque quando a calopsita quer tomar banho ela vai, nem que seja no bebedouro. Evite colocar banheirinhas nas gaiolas, é preferível fazê-lo apenas quando o dia está mais quente, ali bem perto do meio-dia. Se a calopsita quiser tomar banho à noite se abrigue num local protegido do vento, e pode utilizar um pouco do secador de cabelo, na velocidade mais fraca e a uma boa distância. Aproveite para secar ela e pouco a pouco deixar ela sentir a temperatura ambiente para não ocorrer um choque térmico.

Alimentação e Doenças

Geralmente no inverno as calopsitas gastam mais energia para se aquecerem, por isso se você quiser pode dar um pouco mais de comida para elas. Nunca cometendo excessos, não queremos que elas peguem outras doenças por conta do exagero. Nessa época elas têm tendência a ficar com a imunidade fraca e podem apanhar outras doenças. O ideal é ficar atento e se possível ir no veterinário fazer os exames do ano.

Para garantir o bem-estar e saúde da sua calopsita, confira também as dicas do nosso artigo sobre como cuidar de uma calopsita.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se a calopsita está com frio, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.