Como saber se a minha cachorra tem uma gravidez psicológica

Como saber se a minha cachorra tem uma gravidez psicológica

Depois de passar pela puberdade, algumas cachorras, devido a uma alteração hormonal, enfrentam uma gravidez psicológica. Esta situação, que nada tem a ver com o aspeto mental, apesar do seu nome, apresenta-se de forma recorrente e pode ser um perigo para a saúde do seu animal de estimação, é por isso que em umComo.com.br explicamos-lhe como saber se a sua cachorra tem uma gravidez psicológica.

Porque acontece?

A pseudociese costuma apresentar-se um ou dois meses depois do cio da sua cachorra ter terminado. O que acontece é que durante o cio, o seu organismo produz progesterona para a preparar para ser mamãe, mas quando não é fecundada em vez de descartar esta hormona o corpo da cachorra mantém a hormona, produzindo também prolactina, outra hormona responsável pela lactação, o que faz com que o animal apresente todos os sintomas clássicos da gravidez, mas sem cachorrinhos.

Quais são os sintomas?

Os sintomas da gravidez psicológica correspondem com os de uma gestação habitual: nervosismo, pouco desejo de abandonar a casa, aumento de apetite, necessidade de procurar um ninho e adoção de "filhotes" sejam peluches, sapatos ou inclusive cachorrinhos de outras espécies. Nos casos mais graves dá-se o inchaço das mamas e produção de leite.

Todas as cachorras sofrem de gravidez psicológica?

Não, pois trata-se de uma alteração hormonal, pelo que nem todas as cachorras sofrem necessariamente dela, o que é verdadeiramente importante é detetar se se trata de uma gravidez real ou não. Se sabe que a sua cachorra durante o cio não teve contato com nenhum cachorro ou se pelo contrário está duvidando, deverá levar o seu animal ao veterinário o quanto antes.

É perigoso?

Uma primeira gravidez psicológica não apresenta nenhum perigo para a sua cachorra, o que acontece é que há uma alta probabilidade de se repetir no futuro e isto representa um assunto delicado. A exposição constante da mamãe à hormona prolactina pode originar quistos na sua cachorra, o que pode acabar numa situação delicada como um câncer, por isso é importante prestar atenção às suas pseudocieses.

Como atuar?

Se suspeita que a sua cachorra enfrenta uma gravidez psicológica ou dúvida da sua gestação deve recorrer a um veterinário, ele indicará qual é o tratamento mais adequado, e em poucas semanas o seu animal de estimação estará melhor, no entanto há algumas medidas que pode tomar para controlar a situação.

A partir de casa

Se comprovou que a sua cachorra está numa pseudociese pode ajudá-la com estas medidas: reduza as proporções da sua comida, lembre-se que agora come mais por isso ao diminuir a quantidade não passará fome, apenas fará com que coma o habitual, elimine a água durante a noite, se não tiver líquido será mais difícil produzir leite, retire-lhe o objeto que adotou, os primeiros dias de certeza que ficará nervosa, mas depois irá superar.

Medidas maiores

Se a sua cachorra enfrentou várias gravidez psicológicas deve falar com o seu veterinário sobre a esterilização, isto protegerá o seu animal evitando a possibilidade de enfrentar novamente uma pseudociese e com isso aumentar o risco de sofrer quistos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se a minha cachorra tem uma gravidez psicológica, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Perante qualquer mudança no seu animal recorra de imediato ao seu veterinário.
  • Siga as indicações do médico, e se a sua cachorra está prestes a ter o seu primeiro cio, pergunte ao médico quais as medidas que deverá tomar.