Como saber se a minha gata está no cio

Como saber se a minha gata está no cio

No caso dos felinos o cio funciona de forma diferente dos cachorros, regulado por diversos fatores relacionados com o seu ambiente. Se decidiu não esterilizar o seu animal, mas não quer que ela fique prenha, é importante saber se a sua gata está no cio e quais são as suas principais reações. Em umComo.com.br explicamos-lhe com detalhe como saber se a sua gata está no cio.

Passos a seguir:
1

As gatas amadurecem sexualmente de forma rápida, dependendo da raça, do clima e do período do ano em que nasceram, podem apresentar o seu primeiro cio entre os 8 e os 10 meses de idade. Algumas demoram até um ano, embora não costume ser o mais comum.

2

Cada gata entra no cio de forma diferente, pois no caso dos felinos para que isto aconteça há diversos fatores que se devem considerar. Para começar a gata deve estar bem nutrida, se tiver um peso inferior ao que corresponde para a sua idade possivelmente demorará mais a ter o seu primeiro cio.

3

As horas de luz são um fator determinante no aparecimento do cio, quanto mais luz mais fácil será a gata entrar no cio. Do mesmo modo, se em casa ou próximo de casa houver um gato macho, a gata entrará no cio pela primeira vez mais rapidamente e de forma contínua.

4

Outro detalhe a ter em conta é a raça da sua gata, as de pelo curto alcançam mais rápido o cio do que as de pelo comprido.

5

Idealmente a época em que as gatas entram no cio é a primavera, graças à chegada da luz e dos dias mais compridos. Nesta estação, a gata pode ter cios a cada duas ou três semanas, mas é bom ter em conta que as gatas domésticas costumam ter mais cios do que aquelas que vivem ao ar livre, pois nós alteramos a temperatura e a luz de casa, o que afeta o seu ciclo.

6

As gatas, ao contrário das cadelas, não apresentam nenhum tipo de sangramento quando estão prontas para reproduzir, o que faz com que seja mais difícil para os donos identificar se o animal está no cio. Para isso, deverá ficar atento à sua atitude, no princípio a gata miará muito mais do que o normal, com insistência e de forma frequente.

7

A gata começará a esfregar-se pelos móveis e nas pessoas e notará que a sua atitude é muito mais carinhosa do que o normal. Algumas vezes, ao acariciá-la ela poderá ficar rígida e assumir uma postura em que levante a parte de trás e levante a cauda, movendo-a de um lado para o outro.

É provável que se nas proximidades houver algum macho, ela tente escapar para acasalar, pelo que se torna importante prestar muita atenção à sua gata durante o cio.

8

Se após o período de fertilidade, conhecido como estro, a gata não acasalar, voltará ao seu período de repouso até ao próximo cio.

Quando as gatas se encontram no cio e vivem em espaços abertos torna-se muito difícil evitar que um macho não acasale com ela, pois ela envia constantemente sinais aos felinos que se encontra no cio, por isso se não pretende que a sua gata fique prenha, é muito importante esterilizá-la, desta forma evitará que o seu animal sofra de quistos mamários, gravidez psicológica e diversos problemas de saúde.

9

Se não quiser que a sua gata reproduza, a melhor opção é esterilizá-la. Para isso, saiba qual é a idade para esterilizar o meu gato.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se a minha gata está no cio, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Perante qualquer dúvida referente ao comportamento da sua gata, consulte o seu veterinário.