Como saber se a minha tartaruga é aquática ou terrestre

Como saber se a minha tartaruga é aquática ou terrestre

Entre os répteis usados como animais de estimação, as tartarugas são, sem dúvida, umas das mais populares.

Se você decidiu ter uma tartaruga de estimação, o primeiro que deve saber é se ela é terrestre ou aquática, pois a alimentação e os cuidados que precisa são diferentes em função de uma coisa ou outra. Para ajudar você a descobrir isso, na umComo.com.br explicamos como saber se uma tartaruga é terrestre ou aquática.

A espécie

Se tiver a possibilidade, pergunte no lugar onde adquiriu sua tartaruga pelo nome da espécie à qual pertence.

As tartarugas de terra encontradas normalmente como animais de estimação pertencem à família dos testudíneos.

Dentro desta família existem vários tipos (gêneros), sendo o mais importante o gênero Testudo, ao qual pertence a tartaruga mediterrânea (Testudo hermanni), a tartaruga grega (Testudo graeca), a tartaruga russa (Testudo horsfieldii) ou a tartaruga marginada (Testudo marginata).

Também se encontram na família das testudíneas o gênero Geochelone, que inclui a tartaruga leopardo (Geochelone pardalis) e a tartaruga de patas vermelhas (Geochelone carbonaria), entre outras.

Quanto às tartarugas aquáticas, o gênero mais conhecido é o Trachemys. A tartaruga da orelha vermelha ou galápago da Flórida (T. scripta elegans) e a tartaruga de orelhas amarelas (T. scripta scripta) pertencem a este gênero.São aquática também as tartarugas do gênero Pseudemis, cujo representante mais conhecido é a tartaruga de barriga vermelha da Flórida (P. nelsoni).

Deve-se ter cuidado porque algumas espécies de tartarugas, como a tartaruga grega (T. Graeca) estão protegidas por lei em muitos países.

As patas

A forma mais simples de saber se uma tartaruga é aquática ou terrestre é prestar atenção em suas patas.

As patas das tartarugas aquáticas estão feitas para ajudá-las a nadar, por isso elas têm uma membranas entre os dedos das patas, chamadas membranas interdigitais, fáceis de observar a olho nu.

Por outro lado, as tartarugas terrestres não apresentam estas membranas, e se você observar as patas traseiras, poderá comprovar que têm forma de cano e os dedos estão muito pouco desenvolvidos, como se fosse quase uma amputação.

Por outra lado, apesar de não ser tão simples de examinar, as unhas das tartarugas aquáticas costumam ser mais longas e pontiagudas, enquanto as unhas das tartarugas terrestres são mais arredondadas e em alguns casos não são fáceis de observar a olho nu porque estão atrofiadas.

A carapaça

A carapaça também varia em função do tipo de tartaruga, pois está adaptada ao meio onde o réptil vive.

Uma carapaça lisa ajuda as tartarugas aquáticas a se deslocar pela água sem oferecer tanta resistência, por este motivo a carapaça das tartarugas aquáticas é bem mais suave e lisa do que nas tartarugas terrestres, que costumam ter carapaças bem ásperas e irregulares.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se a minha tartaruga é aquática ou terrestre, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.