Como saber se meu cachorro está brincando ou brigando

Como saber se meu cachorro está brincando ou brigando
Imagem: micompi.com

Mesmo que você passe muito tempo com seu cachorro, em algumas ocasiões é difícil interpretar sua linguagem ou entender tudo o que ele faz. Isto se torna evidente quando nosso mascote se encontra com outro cachorro e ambos começam a interagir: latidos, perseguições e pequenas mordidas que às vezes nos fazem duvidar de se é brincadeira ou se os animais estão se enfrentando. Já aconteceu com você? Em umComo.com.br explicamos como saber se seu cachorro está brincando ou brigando.

Passos a seguir:
1

A brincadeira entre cachorros é muito parecida com uma caça real, o que às vezes nos faz duvidar de se nosso animal realmente se diverte com o outro ou se está atacando-o. Mas ainda que as mordidas, latidos, perseguições, aproximações violentas e rosnados possam ser interpretados como uma briga, alguns sinais corporais nos animais ajudarão você a saber se seu cachorro está brincando ou brigando.

2

Quando nosso animal brinca, costuma colocar os cotovelos de suas patas dianteiras no solo, levantando sua parte traseira. Isto indica que ele está disposto a jogar, e que não se trata de um ataque. Nesse caso, o cachorro estaria com as quatro patas no solo e uma atenção de alerta.

O movimento do rabo também é um sinal de que é momento de se divertir. O mesmo se encontrará muito elevado e balançará de um lado para o outro amplamente, um claro convite para brincar.

3

A atitude dos cachorros quando estão dispostos a brincar é sempre muito atenta, a boca se encontrará aberta e a língua normalmente pra fora. O gesto é amigável e os latidos são agudos.

4

Outro sinal claro de que os cachorros estão brincando, e não brigando, é a forma como se aproximam. Em vez de se lançar de forma violenta, o cachorro aproxima-se e afasta-se do outro cachorro de forma rápida, ou pula sem sair do lugar. Estes comportamentos são um convite para brincar. Se o outro animal aceitar, começa a diversão.

5

Lembre-se de que a brincadeira entre cachorros inclui perseguições, mordidas e rosnados, portanto não devemos nos preocupar a não ser que detectemos a presença de sinais que indicam violência, como feridas, ou uma atitude agressiva de um ou de ambos os animais. Se algum dos cachorros começar a latir de forma mais grave, ou a rosnar insistentemente com atitude ameaçadora, é hora de parar a brincadeira.

6

Também é importante separar os cachorros se algum dos dois animais deixar de estar disposto a jogar, pois isto indica que em qualquer momento ele poderia usar a violência para terminar com a interação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu cachorro está brincando ou brigando, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.