Como saber se meu cachorro está cego

Como saber se meu cachorro está cego

Os cães são mamíferos que podem ser afetados por diversas doenças e condições ao longo de suas vidas. Uma das mais frequentes é a perda da visão, que pode chegar à cegueira em diferentes momentos de suas vidas.

A seguir, em umComo.com.br respondemos à sua pergunta sobre como saber se meu cachorro está cego, para que a partir desta informação, saiba como se comportar com seu animal.

Cegueira nos cães

Quando os cães são filhotes a cegueira é produzida como consequência de cataratas ou malformações em suas córneas. À medida que a vida de seu animal avança, a cegueira costuma se desenvolver de forma gradual, portanto o animal vai perdendo visão até ficar cego.

Da mesma forma, foram registrados casos de cães que perderam a visão dos olhos repentinamente. Isso é consequência do aparecimento de determinadas doenças não relacionadas com a visão, ou de mudanças bruscas no metabolismo do cão.

Vulnerabilidade do animal

A cegueira é um problema que pode afetar qualquer cão, independentemente da raça do animal ou do tipo de vida que ele leve. Esta doença também se produz tanto de forma repentina como progressiva ao longo de sua vida, por isso é fundamental conhecer o seu animal e constatar o quanto antes se estiver perdendo a visão, para receber os cuidados necessários neste caso. Para isso, é necessário que observe o seu comportamento e a estrutura de seus olhos.

Comportamento de seu cão

Um dos segredos para saber se seu cão está ficando cego é analisar o seu comportamento. Para isso, é importante que preste atenção para ver se costuma tombar com frequência com os objetos da casa que não foram movidos, se a curta distância não é capaz de reconhecer pessoas que conhece, se tem uma visão noturna ruim ou se perde de vista os seus brinquedos ou o prato de comida e água.

Da mesma maneira, também fora de casa deve realizar este procedimento de observação. Assim, observe se seu cão move a cabeça para todos os lados quando o chama, se passeia com muita precaução ou se tem dificuldades para encontrar os objetos com os quais brinca quando sai com ele.

Mudanças em seus olhos

A cegueira nos animais também pode ser detectada de uma maneira muito simples: observando as mudanças na estrutura de seus olhos. Assim, se suas córneas estiverem sendo afetadas produzirão um efeito diferente no olho do animal. O mesmo acontece quando o seu animal é afetado por outro tipo de doenças que podem danificar a sua visão. Nestes casos, é importante observar se seus olhos lacrimejam com frequência, algo que ajudará a confirmar se o seu cão está perdendo a visão.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu cachorro está cego, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.