Como saber se meu cachorro está com raiva

Como saber se meu cachorro está com raiva

A raiva é uma perigosa doença de caráter viral que todos os mamíferos podem contrair, de modo que se nosso mascote tiver, além de que sua vida possa estar em perigo, estaremos arriscando também as nossas e a do resto de pessoas que convivem com o animal. Para que você possa ficar tranquilo e detectar os primeiros sinais, em umComo.com.br damos resposta à pergunta sobre como saber se meu cão está com raiva.

Passos a seguir:
1

A primeira coisa que precisamos saber é que a raiva é um vírus que começa a dar sintomas entre três e oito semanas após ter-se desenvolvido em nosso cachorro.

2

Os primeiros sinais são mudanças radicais no comportamento do cachorro, de modo que se era dócil se comportará com maior agressividade e, ao contrário, se era mais violento parecerá calmo. Nervosismo e isolamento são, também, dois sintomas comuns nesta fase da raiva, que dura entre dois e três dias e que se denomina prodrômica.

3

Quando a doença já estiver mais desenvolvida, de maneira que inclusive poderá terminar com a morte do nosso cachorro, este se mostrará hipersensível a estímulos que anteriormente não lhe provocavam nenhuma resposta marcante, como à luz ou aos ruídos, algo similar ao que ocorre com as enxaquecas nos humanos. Nesta fase da raiva, que se denomina raiva furiosa, o cachorro não poderá pegar no sono, de modo que estará continuamente ativo até acabar desorientado.

4

A fase paralítica ou muda da raiva, que nem sempre ocorre, caracteriza-se pelo fato de se paralisarem os músculos do pescoço e da cabeça do nosso animal de estimação. Uma imagem típica de um cachorro com raiva é que tem a boca permanentemente aberta, o que se deve a que os músculos da mandíbula fiquem paralisados.

5

Além disso, em uma fase tão avançada da raiva, nosso animal de estimação apresenta dificuldades para engolir e a saliva cai de sua boca constantemente. Se a paralisia chegar a afetar o diafragma, o cachorro morrerá asfixiado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu cachorro está com raiva, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Perante qualquer dúvida, é recomendável levá-lo ao veterinário já que a raiva é uma doença mortal e infecciosa.