Como saber se meu cachorro está com sarna

Como saber se meu cachorro está com sarna

A sarna é um tipo de doença inflamatória que ataca os cachorros. Este tipo de animais costumam ser hospedeiros de ácaros em pequenas quantidades, e seu sistema imunológico é suficiente para mantê-los controlados. A sarna é provocada pelo excesso de vários tipos de ácaros, que infectam o cachorro e constroem ninhos entre seu pelo e sua pele, provocando no animal lesões cutâneas que podem levar à perda de pelo, deficiência em seu sistema imunológico e inclusive doenças genéticas. Existem vários tipos de ácaros, e dependendo de qual deles causa a doença no nosso cachorro, a sarna poderá ser contagiosa ou não. Uma detecção precoce da doença pode facilitar muito na cura de seu amigo, por isso em umComo.com.br damos algumas dicas para saber se seu cachorro está com sarna.

Diferenciar entre uma sarna Demodécica Localizada e uma sarna Demodécica Generalizada

  • A sarna localizada é causada por um ácaro microscópico conhecido como Demodex Canis. Na realidade, este tipo de ácaro constrói seu ninho em quase todos os nossos animais de estimação, mas em pequenas quantidades. O problema é que se o sistema imunológico do nosso cachorro falhar, essa quantidade se descontrola, provocando a doença. A sarna localizada é mais frequente em cachorros com menos de um ano de idade. Os sintomas que você pode observar é que o pelo ao redor dos olhos e da boca começa a diminuir em quantidade. Também aparece calvície em suas patas, no lombo ou nos pés, podendo chegar a 3 centímetros de diâmetro. Além disso, você pode observar que a pele nessas áreas fica com uma cor avermelhada.
  • Pode-se considerar que nosso cachorro está com sarna generalizada quando apresenta 5 ou mais áreas de calvície, que podem aparecer também na cabeça do animal, combinadas com grandes áreas onde o cabelo desapareceu completamente. O número excessivo de ácaros nos folículos de seu pelo e em sua pele podem causar feridas e crostas. Se durante o primeiro ano de vida de um filhote, ele for diagnosticado com sarna generalizada, existe entre trinta e cinquenta por cento de probabilidades de que seu próprio sistema imunológico acabe com ela; enquanto isso, nos cachorros adultos a atenção de um veterinário é necessária para poder superá-la.

É necessário lembrar que nem a sarna demodécica localizada nem a generalizada são contagiosas e nem podem ser passadas para humanos.

Reconhecer se é uma Sarna Sarcóptica

A sarna sarcóptica ou escabiose canina, diferentemente da demodécica, é muito contagiosa e pode ser facilmente transferível para outros animais. Os ácaros também podem contagiar os humanos, mas não conseguem sobreviver muito no nosso organismo. Este tipo de doença está causada pela infecção de uma classe específica de ácaro que ataca os cães e se estende rapidamente pela pele, provocando feridas graves e costas no corpo inteiro. Normalmente, os primeiros sintomas de sarna sarcóptica aparecem nas orelhas e nos cotovelos.

Diferenciar os sintomas de cada tipo de sarna

  • Os sintomas de sarna demodécica incluem perda de pelo, pequenas feridas e envermelhecimento da pele. Pode ser que o cachorro não sinta a coceira até que a infecção tenha se generalizado, e que inclusive pareça ter uma boa saúde. No entanto, além da ardência na pele ele pode sofrer fortes dores na barriga e, caso não seja tratado a tempo, a perda de grades quantidades de pelo.
  • A sarna sarcóptica causa ardência intensa desde o primeiro momento. Talvez o cachorro se arranhe e inclusive se morda com agressividade para parar a coceira, o que piora o seu estado. Sua saúde se deteriora rapidamente, e pode até ser que ele seja incapaz de dormir ou comer por causa da sensação de que sua pele está queimando. Se este tipo de infecção não for tratada a tempo, pode levar a graves problemas de saúde.

Veja mais em: Como tratar a sarna de cachorro com remédios caseiros

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu cachorro está com sarna, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.