Partilhar

Como saber se meu cachorro está com tinha

A tinha, conhecida também como dermatofitose, é uma doença da pele produzida por fungos e pode afetar um grande número de espécies de animais, como os coelhos e os cachorros. Hoje em dia, a tinha é menos frequente do que há alguns anos, mas ainda assim continuam aparecendo casos. Neste artigo de umComo.com.br indicamos a você como saber se seu cachorro está com tinha.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu cachorro tem dermatite 

Os fatores de risco

Ao se tratar de um processo contagioso, a tinha é mais comum em cachorros que vivem em grupo, em más condições sanitárias, ou em cachorros que vivem em casa mas passaram por algum abrigo em mau estado.

As defesas do animal são importantes para controlar o processo, portanto, cachorros com um sistema imunodeprimido são mais susceptíveis.

Os sintomas

Ao contrário dos humanos, nos cachorros a tinha não costuma provocar coceira e prurido, mas podem acontecer.

O sintoma mais comum da dermatofitose ou tinha são as lesões que provoca, que costumam ter forma circular, geralmente acompanhadas de alopecia.

Estas lesões são focais ou multifocais, localizadas em uma só parte ou partes do corpo, mas podem acabar se estendendo pelo animal inteiro se não for tratada devidamente.

Apesar de que a forma das lesões é tão característica que serve para orientar o diagnóstico, não devemos confiar nelas, já que a demodicose, um tipo de sarna que também não costuma causar coceira, pode apresentar sintomas similares.

O veterinário

Recomendamos levar seu cachorro ao veterinário pelo menos duas vezes por ano para uma revisão, e sempre que detectar algum dos sintomas anteriores.

Em alguns casos, ao iluminar as lesões com uma luz especial de uma lanterna conhecida como lâmpada de Wood, o diagnóstico pode ser feito; também pode ser realizado uma cultura em meio especial (DTM) para evidenciar a presença de fungos.

O tricograma é um exame extremamente útil que consiste no estudo microscópico dos pelos afetados.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu cachorro está com tinha, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como saber se meu cachorro está com tinha

1 comentário
Eliane Ribeiro
é divino e maravilhoso , nos ensina a cuidar melhor dos nossos bbzinhos,sim pq tem mtos veterinários q engana diz q é outra coisa prá cobrar mais caro e a medicação então?! e a gente tendo acesso fica mais fácil de identificar o q o bbzinho tem,fico mtíssimo agradecida pelas informações mto útil ,e , mto obrigado
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Eliane, muito obrigada nós pelas suas palavras! Continue acompanhando a nossa página ;)

Voltar ao topo da página