Como saber se meu cachorro está doente

Como saber se meu cachorro está doente

Nosso animal de estimação é, sem dúvida, parte da nossa família. Por isso quando nosso cachorro parece apático, com pouca energia e apagado costumamos nos preocupar, temendo sempre que algo importante esteja acontecendo. No entanto, por não ter uma linguagem verbal, muitas vezes é difícil detectar se o animal tem algum problema de saúde podendo passar algum tempo antes de notarmos sinais específicos de alarme. Em umComo.com.br sabemos que você se importa com a saúde de seu cachorro, por isso damos algumas dicas para que descubra como saber se seu cachorro está doente e dar a ele as atenções que merece.

Passos a seguir:
1

Existem diversas doenças comuns nos cachorros domésticos que podem aparecer ao longo da vida do animal. Algumas delas desaparecem com um tratamento oportuno, enquanto outras são mais sérias e podem comprometer a saúde do animal, por isso é fundamental estar atento ao comportamento do cachorro para garantir que está bem e feliz.

2

Um dos sinais mais comuns que indicam que seu cachorro está doente ou que algo importante está acontecendo é a perda repentina de apetite. Todos sabemos que os cachorros são gulosos por natureza e que estão sempre dispostos a comer o que você colocar, por isso se depois de uns dois dias seu prato não esvazia e seu cachorro não quer comer, nem mesmo sua ração favorita ou outro tipo de comida diferente, é hora de ir ao veterinário.

3

É sempre importante estar atentos às evacuações do seu cachorro, pois a diarreia persistente é um sinal inequívoco de que seu cachorro está doente, possivelmente com algum parasita, principalmente se este sintoma vier acompanhado de vômitos.

Os animais comem muitas coisas que encontram pelo caminho, e algumas vezes algo cai mal. Se seu cachorro tiver vomitado só uma ou duas vezes, ou tiver uma leve diarreia mas em dois dias se recuperar, não há necessidade de se preocupar. Mas se os sintomas persistem por mais de dois dias, deverá levá-lo ao veterinário.

4

Seu cachorro é inquieto, ativo e brincalhão? Muito bem, isto é o normal! Por isso um dos sinais de que seu cachorro está doente ou que algo está acontecendo é que de repente seu animal fica apático, não quer brincar ou brinca muito pouco, passando grande parte do tempo dormindo. Nestes casos é importante levar o animal a uma revisão, pois se for alguma condição física, ele pode estar tendo uma depressão canina.

5

Assim como no caso dos humanos, a febre também é um sinal de que seu cachorro está doente, normalmente devido a alguma infecção. Se seu animal tiver a temperatura alta, estiver "murcho", sem vontade de brincar muito e com pouco apetite, é possível que esteja com febre. Como este problema tem sempre uma origem, é importante detectá-la para atender adequadamente o seu cão, sendo necessária a ajuda de um veterinário.

6

Outros sinais importantes de que seu cachorro está doente são:

  • Excesso na ingestão de água fora dos dias de muita atividade física ou de muito calor. O aumento repentino no consumo de água pode ser sinal de alguma doença crônica, como diabetes.
  • Urina com sangue ou muito turva pode ser sinal de uma infecção ou de problemas renais.
  • Se o seu animal tocar muito uma parte específica do corpo, por exemplo as orelhas, isso indica que algo está errado nessa área.
  • Inquietude, choro ou uivos.

Em todos estes casos é conveniente levar o cachorro ao veterinário para uma revisão.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu cachorro está doente, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.