Como saber se meu cachorro está estressado

Como saber se meu cachorro está estressado
Imagem: pixabay.com

O estresse é uma condição que não costumamos associar aos cachorros e, no entanto, é mais comum do que possamos acreditar. É possível que seu cachorro tenha sofrido ao longo de sua vida algum quadro de estresse e o tenha confundido com nervosismo ou uma má conduta. Por isso, é imprescindível prestar atenção às suas mudanças de comportamento e nos perguntar por que atua dessa determinada forma. Se quer descobrir como saber se o seu cachorro está estressado, continue lendo este artigo de umComo.

Passos a seguir:
1

O cachorro constitui um dos animais mais sensíveis, eles apresentam uma grande empatia com as pessoas até ao ponto de adotar nossos sentimentos como seus. Por isso é tão importante manter a calma e ter uma atitude de líder quando os adestramos, pois eles percebem nossas sensações e, se estivermos nervosos, vamos transmitir-lhe nosso nervosismo. O mesmo acontece com o estresse, vivemos em uma sociedade acelerada e se sofremos um estado de estresse, é muito provável que nosso cachorro absorva e adote isso.

2

Outras causas do estresse em cachorros podem ser mudanças em sua rotina, a chegada de estranhos a casa, a introdução de um novo cachorro, ruídos, levá-lo a um lugar desconhecido, falta de exercício, pouco lazer, ou pelo contrário, muito lazer, ou passar muito tempo sozinho. Certamente, cada cachorro é diferente e, embora estes sejam os motivos mais comuns, pode ser que a origem seja outra. Em qualquer caso, é importante identificá-la.

3

Quando um cachorro está estressado, costuma apresentar uma série de sintomas que nos alertam do problema, então, só devemos estar atentos e observar seu comportamento. Um dos primeiros sinais são os nervos. Se nosso cachorro se sobressalta com facilidade perante qualquer ruído, movimento, etc., e mostra-se muito nervoso é possível que se trate de estresse.

Imagem: pixabay.com
4

Os cachorros precisam de dormir por volta de 16 horas por dia, se o seu cachorro tem dificuldade em relaxar, dorme pouco e está inquieto todo o dia, pode ser que esteja em um estado de estresse e esta seja sua forma de lhe pedir ajuda. Preste atenção se seu cachorro é capaz de relaxar em sua cama ou o lugar onde costuma se deitar para descansar.

5

Em alguns cachorros, o estresse desencadeia um comportamento agressivo com humanos ou outros cachorros quando se encontra perante o que considera uma ameaça. Pelo contrário, outros se mostram tímidos e medrosos. Em função da personalidade do cachorro e da causa do estresse, ocorrerá um sintoma ou outro. O aumento de latidos também pode ser consequência do estresse.

Imagem: pixabay.com
6

O desequilíbrio mental de seu cachorro devido ao estado de estresse pode derivar em uma ativação do sistema excretor e urinário. Desta forma, um cachorro adestrado para fazer suas necessidades em um determinado lugar pode defecar e urinar fora deste lugar, sendo este outro dos sintomas mais comuns. Trata-se de um ato incontrolado provocado pela liberação de adrenalina depois de uma situação de medo e, portanto, estresse.

7

Alguns cachorros com estresse montam tanto em outros cachorros, independentemente do sexo, como em humanos e objetos, para tentar liberar a tensão acumulada e não como desejo sexual. Se o seu cachorro não costuma ter esta atitude, é provável que esteja estressado. Dessa forma, é possível que seu cachorro adote uma atitude de excessiva auto limpeza. Quando isto acontece, o cachorro lambe tanto as patas, a cauda e a zona genital que pode inclusive chegar a fazer feridas.

8

Existem casos de cachorros que atingem um estado de estresse tão alto que podem não apresentar nenhum destes sintomas, mas sim o contrário, uma atitude apática e deixa de comunicar com seu dono. Em qualquer dos casos, deverá levar seu cachorro ao veterinário para que o trate e elimine o estresse.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu cachorro está estressado, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Um cachorro estressado não tem que apresentar todos estes sintomas, pode ser que manifeste apenas alguns dos sinais anteriores.