Como saber se meu cachorro tem a doença de Lyme

Como saber se meu cachorro tem a doença de Lyme

A doença de Lyme, também conhecida como borreliose canina, é uma condição que aqueles carrapatos do tipo Ixodes infectados pela bactéria Borrelia burgdorferi transmitem, tratando-se de uma das condições mais comuns transmitidas por este parasita ao redor do mundo. Se for tratada a tempo, esta condição não representa um grave perigo para o pet, no entanto, se não se receber a atenção oportuna, a infecção pode afetar as articulações, os rins, o coração ou o sistema nervoso, complicando de forma importante a saúde do seu animal.

Neste artigo de umComo.com.br vamos explicar para você como saber se seu cachorro tem a doença de Lyme, os sintomas, o tratamento e o prognóstico desta condição.

O que é a doença de Lyme e como se contagia?

A doença de Lyme é uma condição que afeta tanto cães como humanos, transmite-se pela picada dos carrapatos de patas negras infectados com a bactéria Borrelia burgdorferi. O parasita contrai esta bactéria quando pica animais como os cervos ou os ratos que a portam, por isso trata-se de uma doença que costuma ocorrer naqueles cães que andam pelo campo ou por ambientes naturais.

Pode afetar cães de qualquer idade e condição e, o mais importante é detectar a tempo os seus sintomas para tratar rapidamente o pet. Em uma fase inicial esta doença pode ser curada com antibióticos, no entanto, se esta evoluir e afetar zonas como as articulações, os rins ou o coração, o quadro irá se complicar contando com um prognóstico pouco favorável.

Sintomas da doença de Lyme

Numa fase inicial, a doença de Lyme não apresenta sintomas e os principais sinais que nos podem indicar que algo não está bem com o cão podem demorar semanas a aparecer. Se detectar que seu cão tem carrapatos o mais recomendável é revisar com frequência a zona na qual foi picado. Perante o aparecimento de uma mancha vermelha na área da picada que vai aumentando de tamanho, é hora de levar o animal ao veterinário, assim, não conta ainda com sintomas, pois este sinal poderia indicar a presença de borreliose canina.

Depois das primeiras semanas de incubação, os sintomas da doença de Lyme que o seu cão pode manifestar são:

  • Mancar em uma ou várias patas, devido à inflamação das articulações, sendo este o sintoma mais comum da doença. Pode durar alguns dias e desaparecer para depois voltar ou apresentar-se de forma recorrente sem desaparecer. Se o seu cão não sofreu uma pancada ou queda, este é o motivo de uma visita imediata ao veterinário para descartar esta condição.
  • Inflamação nas articulações, ao tocá-las notará que estão quentes e o cão nota-se dolorido e incômodo.
  • O cão está apático e deprimido.
  • Febre resultado da infecção.
  • O animal caminha com as costas arqueadas.
  • Inflamação dos gânglios linfáticos na zona próxima à picada.
  • Problemas para respirar.

Se a doença não for tratada a tempo, pode derivar em problemas renais que levem inclusive a uma insuficiência nos rins. Neste caso, o cão apresentará, além disso, vômitos, diarreia, aumento da sede e da quantidade de urina, falta de apetite e retenção de líquido no abdômen ou nas patas.

Como se diagnostica esta condição?

Se suspeita que seu cão tem a doença de Lyme é fundamental ir o quanto antes ao veterinário. Deverá informar o profissional a respeito de detalhes importantes como a zona na qual o pet foi picado, há quanto tempo começaram a surgir os primeiros sintomas, bem como qualquer sinal que permita ao profissional determinar até que ponto a infecção avançou.

Os exames de sangue, de urina, bem como a extração de líquido das articulações ou as radiografias irão permitir determinar a presença da bactéria Borrelia burgdorferi e diagnosticar, assim, esta condição.

Tratamento da doença de Lyme

Por se tratar de uma infecção bacteriana, o tratamento para a doença de Lyme em cães começa pela administração de antibióticos, adicionalmente, o veterinário também poderá recomendar a ingestão de medicamentos para a dor que aliviem o mal-estar do animal. A quantidade de antibióticos e a duração do tratamento dependerá da condição do cão, no entanto, no geral a medicação costuma ser administrada durante um mês para garantir a eliminação total da bactéria.

Se a infecção avançou o suficiente, é possível que o animal continue apresentando dores e desconforto articular inclusive uma vez que a bactéria tenha desaparecido, sendo uma sequela da doença. Apenas em casos mais sérios nos quais há complicações renais ou cardíacas o animal precisará de hospitalização.

Como prevenir a doença de Lyme?

A melhor forma de prevenir a doença de Lyme em cães é evitar que o nosso animal contraia carrapatos, para isso é fundamental desparasitá-lo com a frequência indicada pelo veterinário, mantendo sempre a sua saúde como uma prioridade. Os aerossóis, coleiras ou pipetas são uma boa alternativa para proteger o nosso pet contra estes parasitas.

Além disso, é importante que se decidirmos levar o nosso cão ao campo ou a áreas verdes nas quais poderia ter carrapatos, revisemos sempre seu pelo ao chegar a casa. Se encontrarmos um carrapato deveremos retirá-lo de imediato, pois isto reduzirá as chances de ficar contagiado de doenças. No nosso artigo poderá encontrar alguns remédios caseiros para eliminar os carrapatos do cachorro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu cachorro tem a doença de Lyme, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.