Como saber se meu cachorro tem alergia à ração

Como saber se meu cachorro tem alergia à ração

Muitos dos problemas que nós, humanos, sofremos também podem ser passados pelos cães, incluindo a alergia. Os cães podem ser alérgicos a elementos que se encontram no ambiente, como o pólen ou o pó, apresentando incômodos principalmente na primavera ou no outono; podem ter reações a compostos específicos como a saliva das pulgas ou, em muitos casos, apresentar alergias alimentares ligadas à ração que consomem ou a algum alimento em concreto.

Do mesmo modo que acontece com os humanos, determinar que um cão tem alergia alimentar não é tão fácil assim, pois antes há que descartar diversas condições e considerar alguns aspectos para poder declarar com certeza que se trata desta patologia. Para esclarecer este panorama, em umComo.com.br explicamos para você como saber se seu cachorro tem alergia à ração avaliando seus sintomas e os principais sinais desta condição.

Sintomas de alergia à ração

A alergia alimentar em cães aparece de forma repentina, normalmente entre 1 e 3 anos de idade, no entanto, o animal pode começar a manifestar os sintomas de alergia à ração mais à frente, com uma idade avançada. Isso ocorre basicamente porque o corpo do animal pode ser sensível a um alimento ou determinado composto, mas à medida que se expõe com muita frequência a esse detonante em concreto desenvolve uma hipersensibilidade ao mesmo, e finalmente o sistema imunológico do animal acabará identificando essa substância como um agente estranho, levando a todos os sintomas característicos de uma alergia.

Ainda que não acredite, seu cão pode tornar-se alérgico a uma ração que já come há muitos anos só porque ela contém um ou vários ingredientes que produzem os sintomas. Esta situação pode ser completamente repentina, do mesmo modo que ocorre nos humanos, que podem se tornar alérgicos a um alimento que sempre comeram sem problemas.

O primeiro passo para saber se seu cão é alérgico à ração é determinar os sintomas que o animal apresenta. Alguns dos sinais comuns que indicam uma alergia alimentar são:

  • Coceira prolongada e sem nenhuma relação com a estação. Na primavera ou no outono muitos cães podem sofrer incômodos na sua pele devido a alérgenos como o pólen ou o pó, que também os afetam. Mas no caso das alergias alimentares a coceira apresenta-se em qualquer momento do ano e sem causa aparente, não há pulgas nem qualquer outro parasita ou problema que possa explicar por que o animal se coça tanto. As coceiras podem aparecer em zonas localizadas ou em todo o corpo.
  • Diarreia frequente ou contínua.
  • Vômitos, que podem ser ocasionais ou frequentes.
  • Dificuldades para respirar.
  • Focinho escorrendo ou olhos lacrimejantes de forma mais abundante do que o comum.
  • Podem aparecer tosses e espirros.
  • Em alguns casos o animal também manifesta infecções de ouvido, por exemplo, devido ao enfraquecimento do sistema imunológico.

Compostos alimentares que podem causar alergias no cachorro

Alguns dos ingredientes contidos na ração que mais alergia produzem nos cães são:

  • O trigo
  • O milho
  • A soja
  • Os ovos
  • A polpa da beterraba
  • Carnes como de vaca, de frango ou de cavalo
  • Leite ou derivados lácteos

Identificar os ingredientes que causam alergia no cão não é nada fácil, pois inclusive a ração hipoalergênica pode conter traças de algum produto que provoque alergia no animal e, portanto, a mudança não teria o efeito ou a melhoria esperada.

Diagnóstico e tratamento das alergias alimentares no cachorro

Se suspeitar que o cão tem alguma alergia, o seguinte passo é ir ao veterinário. Os vômitos e a diarreia, junto com a coceira constante, colocam em evidência que se trata de um alérgeno alimentar, no entanto é o veterinário quem deve diagnosticar o problema.

Os exames de sangue e de pele são usados para identificar os alérgenos, sejam eles alimentares ou ambientais, no entanto em muitos casos não trazem resultados claros, por isso um dos procedimentos mais habituais ao qual os veterinários recorrem quando suspeitam deste problema é a dieta de eliminação.

Em que consiste a dieta de eliminação?

O veterinário escolhe uma dieta específica que o cão deve seguir durante 8 a 12 semanas, no mínimo. A dieta deve ser seguida à risco não devendo ser nunca ignorada, portanto o animal não deve receber nem uma só guloseima, prêmio, comida comercial ou qualquer coisa que não esteja incluída na dieta que preparou para ele, caso contrário os resultados poderiam ser alterados. Se efetivamente o problema for a ração, com a dieta de eliminação os sintomas deverão desaparecer e, quando o animal voltar à ração que consumia antes, aparecerão novamente em poucos dias e inclusive horas, um sinal de que o problema se encontra no alimento.

A partir daí o veterinário recomendará a ração indicada para o cão e informará de quais produtos devem desaparecer da dieta do animal. Os suplementos de ômega 3 podem ser úteis no tratamento deste problema, pois diminuem a inflamação e as coceiras causadas pela alergia, portanto convém consultar um veterinário a este respeito.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu cachorro tem alergia à ração, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.