Partilhar

Como saber se meu cachorro tem artrite

Como saber se meu cachorro tem artrite
Fonte: pixabay.com

A artrite canina é uma das condições degenerativas mais comuns nos cães, sobretudo nos de idade avançada e aqueles que sofrem de sobrepeso. Quando ocorre, produz-se uma degradação do tecido cartilaginoso articular e a criação de osteófitos que piora com o passar do tempo se não se identifica e inicia um tratamento. Assim como ocorre com os humanos, a artrite em cachorros apresenta uma série de sintomas que demonstra que nosso cão tem algum problema de saúde. Continue lendo este artigo de umComo e descubra como saber se seu cachorro tem artrite.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu cachorro tem catarata
Passos a seguir:
1

Ainda que esta doença degenerativa possa afetar qualquer cachorro, é importante que saiba que existe uma série de circunstâncias e fatores de risco que favorecem seu aparecimento e desenvolvimento. Os cães com mais possibilidade de sofrer de artrose são:

  • Os maiores de oito anos. Mais de metade dos casos de artrose canina oscilam entre nove e treze anos de idade. Com o passar do tempo as articulações e estruturas ósseas degeneram-se e é mais provável que apareça este tipo de doenças.
  • Os de raça grande ou gigante. Quanto maior o cão, mais peso devem aguentar as articulações de suas extremidades, favorecendo seu desgaste.
  • Os que padecem de obesidade ou sobrepeso. As articulações devem suportar um peso que se encontra muito acima do ideal, produzindo uma sobrecarga das mesmas.

Além destes, cabe destacar que existem algumas raças com mais predisposição genética que outras: é o caso do Labrador Retriever e do Pastor Alemão. Assim sendo, se o cachorro passou por algum tipo de cirurgia articular, as possibilidades de sofrer de artrite aumentam.

2

O sintoma mais comum em cachorros que têm artrite é a coxeadura. Se seu cão não caminha como de costume e observa que manca ligeiramente de uma das patinhas ou mais, é possível que sofra desta doença degenerativa e deva levá-lo ao veterinário.

3

Também é comum que os cães com artrite apresentem rigidez ao acordar e dificuldade na hora de se levantar. Esta rigidez pode ser mais ou menos leve em função do estado da doença.

4

A dor crônica e persistente é outro dos sintomas da artrite canina. Ao sentir uma dor perceptível nas articulações ao caminhar ou ao movê-las, é normal que o cão comece a mancar e reduzir seus movimentos. Por isso, é importante prestar atenção às mudanças de conduta de nosso cão. Se era um cachorro enérgico e, pouco a pouco, foi diminuindo a intensidade do exercício, deixando de correr ou inclusive de caminhar, é possível que tenha algum problema nas articulações.

Como saber se meu cachorro tem artrite - Passo 4
Fonte: pixabay.com
5

Além da redução de exercício e amplitude de movimentos, pode notar se seu cão sofre de dor nas articulações ou não mediante a palpação. Se ao tocar suas patinhas seu cão chora ou realiza algum gesto que indica que lhe doem, pode ser que a causa seja artrite. Também, observe se ao se lamber ou se coçar sente algum tipo de incômodo.

6

O estado de mal-estar pode provocar no cão um decaimento do ânimo, bem como perda do apetite e, portanto, de peso. Em muitos casos, os cães expressam os sintomas de dor mediante gemidos leves ou choro leve, mas constante. No entanto, muitos outros não o exteriorizam, fato que dificulta que seus donos possam identificar a doença. Por isso, é importante observar a quantidade de comida e líquidos que ingerem, bem como em seu estado de ânimo.

7

Se você notar algum dos sintomas anteriores, não duvide em levar seu cão ao veterinário para que diagnostique a artrite canina e inicie o tratamento adequado. Normalmente, o especialista explora e examina as articulações do cão para comprovar se existe dor e rigidez, e poder confirmar ou não o diagnóstico. Como muitos cães não exteriorizam a dor e podem demorar para mostrar os primeiros sintomas, é sempre recomendável examiná-los frequentemente.

Como saber se meu cachorro tem artrite - Passo 7
Fonte: pixabay.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu cachorro tem artrite, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como saber se meu cachorro tem artrite

O que lhe pareceu o artigo?

Como saber se meu cachorro tem artrite
Fonte: pixabay.com
Fonte: pixabay.com
Fonte: pixabay.com
1 de 3
Como saber se meu cachorro tem artrite

Voltar ao topo da página