Como saber se meu cachorro tem depressão

Como saber se meu cachorro tem depressão
Imagem: pixabay.com

Os cachorros são animais rotineiros, precisam de um padrão horário para encontrar a estabilidade e sentir que controlam todos e cada um dos elementos que fazem parte de seu meio. Quando alguma coisa falha ou é alterada, eles podem entrar em um estado de estresse ou ansiedade que, se não for identificado e tratado, pode chegar inclusive a derivar em uma depressão. Os transtornos emocionais são condições muito comuns nos cachorros, mas difíceis de detectar. Muitas vezes deparamo-nos com um quadro de ciúmes, caso tenhamos acabado de introduzir um novo animal no lar, mau comportamento ou cansaço. Continue lendo este artigo de umComo e descubra como saber se seu cachorro tem depressão para começar a combatê-la e devolver-lhe a felicidade.

Passos a seguir:
1

A primeira coisa que você deve saber é que existem determinados tipos de cachorros que apresentam uma maior tendência depressiva que o resto, é o caso das raças Terrier. Por seu caráter e personalidade, estes cachorros têm mais possibilidades de sofrer de depressão. Do mesmo modo, um cachorros proveniente de um abrigo ou de um canil e que tenha sido adotado adulto estará mais vulnerável à mudança do seu meio.

2

Para identificar os sintomas da depressão canina devemos prestar atenção especial no comportamento do nosso cão. Uma das primeiras mudanças notáveis costuma ser a falta de atividade e de relação com outros cachorros. Em geral, um cachorro em estado depressivo perde o interesse na socialização e em brincar com outros cães. Do mesmo modo, apresenta uma clara apatia em relação a seus donos e a outros humanos.

3

É possível, inclusive, que tenha deixado de correr e comece a caminhar mais lentamente, ainda que tenha sido um cachorro enérgico até então. Normalmente, os cães que ao saírem para passear se alteram, pulam e correm sem obedecer ao dono, costumam agir dessa determinada forma porque estão estressados ou ansiosos devido à falta de exercício. Quando acontece o contrário, e o cão não quer realizar nenhum tipo de atividade, falamos em depressão.

4

As mudanças no apetite são outro sintoma frequente da depressão canina. Em geral, os cachorros depressivos costumam perder a fome, provocando uma considerável perda de peso. No entanto, cada cão é diferente, e com muitos acontece exatamente o contrário, comem excessivamente ou até deixarem o pote vazio. Observe se seu cachorro tem deixado de comer ou come uma maior quantidade que a normal. Um sintoma que costuma apresentar a maioria dos cachorros depressivos é um aumento da ingestão de água.

5

Um cachorro que se encontre em estado de depressão média ou avançada, muito provavelmente dormirá bem mais do que deve. É possível, inclusive, que ocupe grande parte de seu dia dormindo e bebendo água. No entanto, do mesmo modo que acontece com as mudanças alimentares, alguns cachorros apresentam sintomas contrários, isto é, não conseguem dormir.

6

Outro dos sintomas que um cachorro com depressão pode apresentar é chorar ou ganir com frequência e sem motivo aparente. Muitos cachorros recorrem a este gesto para pedir ajuda ao seu dono e conseguir que preste mais atenção nele. Do mesmo modo, podem apresentar outras mudanças de comportamento como ir de um lado para o outro ou esconder-se em algum canto da casa, coisas que antes não faziam. É importante prestar atenção nestes sintomas porque é possível que a causa da depressão canina seja uma falta de atenção por nossa parte.

7

Se seu cachorro apresentar algum destes sintomas e você desconfiar que ele possa sofrer de um estado de depressão, não hesite em levá-lo ao veterinário para que o examine e inicie o tratamento adequado para combatê-la. Como você pode ver, todos estes sintomas não são exclusivos desta condição, pelo que é possível que em vez de depressão ele sofra de alguma outra doença ou doença física. É por isso que é fundamental que seja um profissional quem determine o que está acontecendo com o seu cachorro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu cachorro tem depressão, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.