Como saber se meu cachorro tem Leishmaniose

Como saber se meu cachorro tem Leishmaniose

A leishmaniose é uma doença que afeta os cachorros e que pode chegar a pôr em perigo sua vida, especialmente se chegar a afetar o correto funcionamento dos rins. É uma patologia muito difundida que, no entanto, nem sempre tem que chegar a esse extremo de gravidade.

Sob a premissa de que perante uma dúvida é preferível ir ao seu veterinário de confiança, em umComo.com.br respondemos à pergunta: como saber se meu cachorro tem leishmaniose.

Vai precisar de:
  • Diante da menor suspeita, é recomendável ir ao veterinário já que a leishmaniose é uma doença muito grave que pode pôr em perigo a vida do seu bicho de estimação.
Passos a seguir:
1

Antes de qualquer coisa, é importante destacar que a leishmaniose é uma patologia que se transmite através da picada de um mosquito e é causada pelo parasita denominado leishmania.

2

Como é uma doença que pode afetar múltiplos órgãos do nosso animal de estimação, tem diferentes manifestações, o que dificulta saber se nosso cachorro tem leishmaniose.

3

Um dos efeitos desta doença é a inflamação das articulações; assim, o cão afetado pode começar a mancar de forma repentina sem outra causa aparente, sendo este um sintoma que pode nos ajudar a saber se nosso mascote padece de leishmaniose.

4

As manifestações cutâneas também são muito comuns nos casos de leishmaniose, por isso temos de estar atentos com nosso cão se, de repente, começa a se coçar muito e com frequência chegando a apresentar ulcerações.

5

A leishmaniose também se apresenta sob a forma de problemas oculares, que vão desde a conjuntivite até o glaucoma, que pode terminar em cegueira.

6

Outro sintoma que pode nos ajudar a saber se nosso cão sofre de leishmaniose é que se apresenta de forma majoritária em animais jovens de até três anos ou em cães adultos dentre oito e dez anos de idade.

7

Se você suspeita que seu cão sofre de leishmaniose, deve levá-lo imediatamente ao veterinário para uma revisão completa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu cachorro tem Leishmaniose, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.