Sintomas de infeção do ouvido do cachorro

Como saber se meu cachorro tem otite

Como saber se meu cachorro tem otite
Imagem: patadperro.com

A otite canina é uma das doenças mais comuns nos cachorros. Os cachorros têm o sentido do ouvido muito desenvolvido e especialmente sensível. Um som que a nossos ouvidos pode parecer de volume baixo, aos seus é de intensidade alta, é por isso que devemos prestar especial atenção ao cuidado dos ouvidos de nosso cachorro. Se observarmos que ele não para de coçar as orelhas, que parece incomodado ou inclusive dolorido, e que ultimamente secreta mais cerume do que o normal, pode ser que nosso cachorro tenha otite canina e devemos levá-lo ao veterinário. Se quiser saber mais detalhes sobre esta doença para saber se seu cachorro tem otite, continue lendo este artigo de umComo.com.br.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu cachorro tem dermatite 

Índice

  1. O que é a otite canina?
  2. Por que ocorre a otite canina?
  3. Sintomas da otite canina
  4. Tratamento para a otite canina
  5. Como prevenir a otite canina?

O que é a otite canina?

A otite canina é a inflamação do ouvido, seja a nível interno (parte não visível), médio (parte interna visível) ou externo (parte externa da orelha). Pode afetar uma destas partes ou inclusive todas em um ouvido ou em ambos. No entanto, a mais comum nos cachorros é a otite externa, a que diz respeito à inflamação do epitélio de revestimento do conduto auditivo. A título de curiosidade, o epitélio auditivo é o responsável por reproduzir as ondas sonoras.

Como saber se meu cachorro tem otite - O que é a otite canina?
Imagem: giromedical.it

Por que ocorre a otite canina?

A otite canina pode ser produzida por vários motivos, no entanto, as causas mais comuns são as alergias, em cachorros atópicos ou de reações adversas aos alimentos, podem provocar processos alérgicos que podem afetar o conduto auditivo externo, provocando otite. As bactérias, a água da torneira está cheia de bactérias que, se não a filtramos, vão diretamente para o nosso cachorro, a otite por bactérias apresenta uma vermelhidão das orelhas, pus e cerume abundante e malcheiroso. Parasitas, o mais comum é o ácaro, o qual se estende muito rapidamente e provoca a irritação do ouvido de nosso cachorro e o aparecimento de secreção de cor marrom ou inclusive preta, formada por cerume e sangue, e um cheiro muito forte. Corpos estranhos, se você costuma frequentar zonas de campo com seu cachorro, é possível que ao se aproximar de determinadas plantas entrem em seu ouvido sementes ou espigas, provocando otite canina. O próprio cachorro, uma coceira excessiva e brusca do próprio animal pode provocar traumatismos no interior do ouvido e a consequente otite canina (uma briga com outro cachorro também pode ser a causa); desordens da queratinização, os cachorros propensos a ter transtornos seborreicos costumam ter otite externa com abundante cerume (isto ocorre sobretudo em raças como o Husky Siberiano ou o Malamute do Alaska).

Sintomas da otite canina

Para saber se seu cachorro tem otite canina você deverá observar muito bem os sintomas. Os sintomas mais comuns que os cachorros com otite apresentam são:

  • Sacudidas frequentes da cabeça e coceira nas orelhas.
  • Se a infecção só ocorre em um ouvido, o cachorro girará a cabeça para o lado danificado ou, no caso de cachorros com as orelhas retas para cima, baixará a orelha afetada.
  • Aumento de cerume.
  • Secreção de cor amarelada, marrom ou preta.
  • Vermelhidão do ouvido.
  • Forte cheiro rançoso em otites ceruminosas ou cheiro podre em otites caninas graves.
  • Aparecimento de pus.
  • Mudanças de comportamento para uma conduta agressiva, provocada pela dor.
  • Perda da audição em otites graves.

Se notar que seu cachorro apresenta algum destes sintomas, não hesite em levá-lo ao veterinário imediatamente.

Tratamento para a otite canina

O veterinário diagnosticará a otite canina mediante as causas que a produziram e receitará o tratamento mais adequado para curá-la. Em geral, todos os tratamentos têm de seguir os mesmos passos e a primeira coisa que o veterinário fará será uma limpeza do ouvido de seu cachorro para facilitar a eliminação dos causadores. Os produtos que serão usados para limpar o ouvido serão escolhidos de acordo com o fator desencadeante da otite canina e do estado do ouvido. Por exemplo, pode ser utilizada uma solução de lavagem composta por ceruminolíticos se a membrana do tímpano estiver intacta, ou por antissépticos ou limpadores secantes se existir sangue na inflamação da membrana.

Uma vez feita a limpeza do ouvido, o veterinário receitará umas gotas para o ouvido, específicas para o tipo de otite que seu cachorro sofrer. Você mesmo deverá aplicá-las todos os dias, durante um determinado período. Antes de pôr as gotas em seu cachorro, você terá de limpar o ouvido utilizando a solução de lavagem que o veterinário indicar, massageando suavemente o ouvido de seu cachorro durante meio minuto enquanto realiza a lavagem, e secando o melhor possível o ouvido para evitar que a água e a solução fiquem lá dentro.

Para otites caninas graves recomenda-se o uso de antibióticos via sistêmica, que pode ser oral ou mediante injeção, e manter o tratamento uma semana mais depois da cura da otite canina. Só será preciso intervenção cirúrgica em casos de tumor ou nos quais a otite se multiplicar de forma abundante e rápida.

Como prevenir a otite canina?

A melhor maneira de prevenir a otite canina é realizando uma limpeza do canal auricular de seu cachorro uma ou duas vezes ao mês. Para limpar o ouvido de seu cachorro, nunca utilize cotonetes, utilize gaze limpa. Antes de realizar a limpeza, observe bem o ouvido para garantir que não apresenta nenhum dos sintomas anteriores. Se o ouvido estiver saudável, comece limpando a parte externa da orelha com uma toalha umedecida com água morna e o sabão que você utiliza normalmente para dar banho em seu cachorro. Limpe por fora a orelha fazendo movimentos circulares suaves. Depois, seque-a bem com outra toalha limpa.

Para limpar o pavilhão auditivo (parte interna visível), utilizaremos uma gaze limpa. Não utilize antibióticos nem otológicos sem recomendação veterinária. Simplesmente, cubra seu dedo com a gaze e introduza-o com muito cuidado, sem chegar ao fundo, e limpe as paredes do ouvido de seu cachorro.

Para a parte interna não visível, existem produtos específicos para a prevenção de otite canina, como limpadores a seco, que você poderá encontrar em sua veterinária.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu cachorro tem otite, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos

  • É muito importante filtrar a água de beber antes de a dar ao nosso cachorro, já que a otite por bactérias pode inclusive provocar a perda de audição.
  • Não utilize soro para limpar o ouvido de seu cachorro, já que pode ficar dentro do ouvido e criar bactérias.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
luzimaria barbosa da silva
percebi que meu cachorro esya com as 2 orelhas enflamadas e ele coça muito.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Luzimaria! Então deve levá-lo no veterinário para confirmar o diagnóstico e para que o veterinário indique o tratamento adequado.
Miriam
Meu cão está com a orelha vermelha e meu veterinário está viajando o q devo fazer p aliviar meu cao
lara
Como saber se minha cadelinha tem artrose?
Rita
Minha cachorrinha tinha otite crônica, e muita coceira no ouvido, fiz vários tratamentos com veterinários, mas não adiantava pois assim que terminava o tratamento, o problema voltava. O único medicamento que resolveu o problema da minha cachorra foi com um medicamento veterinário chamado Auritop – da marca Ourofino (tratamento otológico). Faz um mês que usei o medicamento, Usei de acordo com a bula. Ela não teve mais coceira e nem otite graças a Deus. Espero ter ajudado caso alguém tenha o mesmo problema que minha cachorrinha teve, pois eu sei o qto a gente sofre pelo nossos bichinhos.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Rita, muito obrigada pelo seu depoimento valeu :)
Andrea Martins
Bom dia...tenho uma cadela com 2 anos de idade de porte médio, acho que elapode estar com otite, pois sacode muito a cabeça e as orelhas e as coça muito também...neste momento não estou com condições de pagar uma consulta e leva-la ao veterinário, gostaria de saber se existe algum medicamento de uso padrão para esses sintomas e não ofereça riscos `a saúde dela. Estou agoniada e angustiada de ver ela assim e sem saber o que fazer e dar para ela...podem me ajudar?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Andrea, infelizmente a otite canina deve ser mesmo tratada com remédios que o veterinário indicará, pode ver aqui: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-tratar-a-otite-canina-9024.html
Isabela
Boa tarde. Minha cadelinha tem orelhas enormes que tampam completamente o ouvido, e teve otite uns 3 meses atrás. Segui as recomendações do veterinário e depois que o problema foi resolvido continuei higienizando os ouvidos dela uma vez por semana com um produto próprio para isso, porém, na última semana ela está novamente coçando o ouvido e balançando a cabeça frequentemente, porém não há secreção escura e abundante como da outra vez. Pode ser otite? Devo levá-la ao veterinário de novo?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Isabela, é melhor levar de novo a sua cadela ao veterinário. Como não há secreção escura pode ser que não seja otite, mas ainda assim é melhor verificar se tudo está bem. Obrigada pelo seu comentário :)
elisangela
boa tarde meu cachorro esta com otite qual medicamento devo usar nele, por favor me ajudem.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Elisangela, obrigada por nos visitar! Pode ver nesse link qual é o tratamento para a otite canina: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-tratar-a-otite-canina-9024.html
Imagem: patadperro.com
Imagem: giromedical.it
1 de 2
Como saber se meu cachorro tem otite