Partilhar

Como saber se meu cachorro tem problemas do coração

Na hora de cuidar dos nossos animais domésticos é importante dar a eles uma vida saudável, com alimentação balanceada, exercício e cuidado médico. No entanto, nem sempre é possível prevenir uma cardiopatia, um sofrimento delicado para nosso cão, que pode reduzir sua expectativa de vida. Se você quer saber mais sobre este assunto, em umComo.com.br lhe damos algumas dicas para você saber se o seu cachorro tem problemas do coração.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu cachorro tem Leishmaniose

Em cães pequenos

Os cães de raça pequena, como o poodle ou o pequinês, são altamente propensos a sofrer de cardiopatia valvular a mais comum das doenças do coração, que é produzida por um desgaste nas válvulas do coração ao envelhecer, devido ao batimentos rápidos do mesmo, algo típico nestas raças. No entanto, em alguns casos é possível encontrar cães grandes com este tipo de afecção.

Em cães grandes

Em raças como a São Bernardo, o dinamarquês ou o boxer costumam aparecer microcardiopatias ao envelhecer, favorecidas por uma condição no músculo do coração que afeta o batimento. Elas costumam aparecer de forma lenta e progressiva.

Outros problemas menos comuns

Outras doenças menos comuns do coração são as cardiopatias congênitas que vêm de nascimento, e a filaríase, uma afecção ocasionada por um verme que se aloja no coração. Estas, apesar de ser pouco comuns, exigem tratamento urgente.

Sintomas de problemas no coração

Se seu cachorro tem mais do que 6 anos é importante ficar atento a possíveis sintomas de cardiopatias, entre os que se destacam pouca tolerância ao exercício, problemas para respirar, tosse frequente, especialmente à noite, apatia e diminuição do apetite.

O que fazer

Após os 6 anos de idade é importante que você converse com seu veterinário a respeito da necessidade de monitorar o coração do seu cachorro; diante de uma cardiopatia deverão ser realizados eletrocardiogramas, revisões médicas até quatro vezes por ano junto com medicação, tal e como acontece com humanos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu cachorro tem problemas do coração, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Se você perceber algum dos sintomas consulte imediatamente seu veterinário
  • Lembre-se que é importante estar atento a esta condição, senão a expectativa de vida de seu cão poderia ver-se reduzida

Escrever comentário sobre Como saber se meu cachorro tem problemas do coração

4 comentários
renata
minha cadela da raça york, tem 7 anos e pesa 8kl. Ultimamente ela nao quer mais fazer as caminhadas q fazia, fica parada parecendo q esta cochilando em pe....o q pode ser? faço exames sempre...obrigada
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Renata, talvez fosse melhor você levá-la ao veterinário para verificar se tudo está bem.
Fátima Alencar
meu cachorro estava bem e de repente teve uma convulção ficou com as pernas pra cima se batendo até babou um pouco, fiz muitas massagens nele e de repente ele levantou-se e ficou bem só que meio inquieto e tomou bastante agua, desci e coloquei ele pra se movimentar um poucoe ficou tudo bem, foi a primeira vez que acontesceu isso o que pode ter sido isso? ele é puldo do grande tem 8 anos
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Fátima, o melhor é levar o seu cão ao veterinário para ser avaliado.
Cassia
Meu cão, é da raça pastor belga e tem os seguintes sintomas: fica ofegante , triste , sem apetite e com o nariz sangrando , principalmente no calor. O que fazer neste caso?
ana de jesus
não gostei , não me deu a resposta q eu queria.

Voltar ao topo da página