Como saber se meu canário está doente

Como saber se meu canário está doente

Em umComo vamos ajudar você a saber se o seu canário está doente. Quando notar algum destes sintomas deve atuar o quanto antes, pois caso não o tratarmos nas próximas 24 e 48 horas o canário pode morrer. Para o tratamento temos de levá-lo a um especialista em aves. Para seu bem, nunca tente tratar sem o diagnóstico de um especialista. A seguir revelamos a você os sintomas que manifestam uma doença ou incubação nestes pássaros.

Queda das penas ou inchaço do canário

Um dos sintomas mais evidentes de doença neste tipo de aves é o inchaço ou queda das penas. A maneira como combatem uma descida de temperatura corporal é formando uma bola, com a qual criam uma câmera de ar quente interior que os mantém aquecidos.

Falta de energia

Lembre-se que pouca energia e vivacidade não é característica comum nos canários. O normal em um canário saudável é que cante e se mova constantemente. Se ele se move sem coordenação também deve levá-lo ao veterinário. Também deixar de cantar é o primeiro sinal de que um macho está doente.

Desequilíbrio na dieta ou diarreia

Em caso de aumento de seu apetite e sede, se emagrece rapidamente, tem diarreia ou se vê sangue em suas fezes, deve averiguar o que está acontecendo com seu pássaro. Também se notar o ventre inchado ou avermelhado, ou se alguma veia escura se cruza, pois poderia ter enterite ou fungos. Para averiguar a situação o mais adequado seria fazer um exame de fezes, mas para isso deverá consultar o seu veterinário.

Plumagem descuidada e coceira

Por outro lado, se suas penas estão caídas e emaranhadas, ou sofre de alguma perda de penas quando não é a época estival, e sobretudo se parece nervoso ou se coça continuamente, não descarte a possibilidade de ácaros e piolhos estejam incomodando o seu pet.

O estado de ânimo também é importante

Observe seu canário se vê que está triste ou desanimado, pois pode ser que tenha alguma ferida que você desconheça e que tenha que tratar. Por outro lado, se seu pet assobia ao respirar, espirra, tosse ou respira com o bico aberto e ofega, talvez tenha alguma doença respiratória que deva ser tratada.

Controle suas horas de sono

Por último, lembre-se que um canário adulto que está saudável não dorme em horário diurno com luz. Outro sintoma que merece uma visita ao especialista de aves é ter os olhos fechados e inchados.

Se seu canário sofre de algum ou vários destes sintomas, não duvide em ir a um especialista o quanto antes.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu canário está doente, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.