Como saber se meu cão está com frio

Como saber se meu cão está com frio

Acha que seu cão pode passar frio no inverno mas não sabe como detectar isso? Existem alguns sintomas evidentes de que seu cachorro está com frio, por isso preste atenção na época de mais frio para ver se o seu cão precisa de um pouco mais de calor. Assim como acontece com as pessoas, os cães precisam de mais cuidado em épocas de inverno já que as temperaturas baixas podem deixá-lo doente. Em umComo damos a você algumas dicas sobre como saber se seu cão está com frio, assim poderá cuidar dele como precisa.

Passos a seguir:
1

A primeira coisa a considerar é que os cães são animais que estão cobertos por uma camada de pelo e de gordura na pele que funciona para que não passem frio e estejam protegidos das temperaturas baixas. Mas, às vezes, este pelo é insuficiente para evitar que tenham frio e precisem de outros cuidados que você pode proporcionar.

Também deve saber que nem todos os cães têm o mesmo pelo e que não estão protegidos do mesmo modo: os cães de pelo curto como o Chihuahua, por exemplo, estão muito mal protegidos. As raças pequenas ou os filhotes também são animais que deverá cuidar com mais atenção para conseguir que não passem frio.

2

Mas se quer saber se o seu cão está com frio só precisa prestar atenção no comportamento dele, principalmente quando está fora de casa, já que é lá fora onde as condições climatológicas são mais adversas e estes animais podem ficar com mais frio. Os sintomas do frio nos cães são:

  • Tremores: se quando saem para a rua, ou após um tempo lá fora, o cão começa a tremer, pode ser que esteja com frio. Experimente levá-lo a lugares sem muitas correntes de ar ou encurtar os passeios.
  • Sonolência: se percebe que seu cão está mais cansado, que dorme muito ou que está adormecido pode ser que seja porque está com frio.
  • Respiração lenta: também é outro sintoma de que seu cão está com frio, se perceber que sua respiração se reduz tape-o e cuide dele.
  • Mobilidade lenta: outra forma que tem de saber se seu animal está com frio é ver se os seus movimentos são cada vez mais lentos e descoordenados e se o seu corpo parece rígido. Quando um cão passa frio, os músculos podem ficar rígidos para tentar lutar contra a temperatura.
  • Pele seca: se a área do focinho ou sua pele apresenta secura pode ser que seja porque seu corpo não está tolerando bem a temperatura.

Se nota que tem alguma das partes do corpo adormecidas é importante que o alivie fazendo uma massagem e conseguindo, assim, que sinta mais calor e que o sangue circule bem. Se não melhorar, leve-o imediatamente a um veterinário.

3

É importante que saiba detectar estes sintomas porque senão o cão, assim como qualquer ser vivo, pode chegar a adoecer. A febre, o mal-estar e inclusive a hipotermia são as consequências mais comuns de um animal que passa frio, por isso você já sabe: cuide bem do seu animal e tente que esteja em um ambiente quente. Em umComo damos a você alguns conselhos para que possa saber se o seu cachorro está com febre.

4

Você já viu que é bastante importante evitar que um cão passe frio e para consegui-lo é fundamental que considere alguns aspectos que ajudarão a cuidar melhor do seu cão. Principalmente, deverá aplicá-los em situações onde a temperatura for baixa (porque é inverno ou porque vão passar um fim de semana em algum lugar frio), o fato é que deverá estar mais pendente do seu animal quando estiver em lugares frios.

O que pode fazer para proteger seu animal do frio?

  • Faça com que sua casa esteja quente e que o lugar onde seu cão costuma dormir tenha cobertores e esteja perto de aquecedores. Evite de qualquer forma que durma no jardim ou na varanda mesmo que tenha uma casinha, pois pode passar frio na mesma.
  • Também é importante que em épocas de frio preste muita atenção à alimentação de seu cachorro. Quanto mais calorias e nutrientes ingerir, mais energia terá para se proteger naturalmente do frio.
  • No inverno não tose o seu pelo, deixe-o longo para que cubra seu corpo e faça a tosa quando chegar a primavera ou a época do calor.
  • Outra forma de conseguir que seu cão não passe frio é comprar alguma peça de roupa para cachorro. Mais do que uma moda, estas peças são perfeitas para cobrir nosso animal para que possa passear sem passar tanto frio.
  • Tente que os passeios não sejam em uma hora muito tarde ou muito cedo já que o frio nestes momentos é mais intenso. O melhor é que tente levá-lo para passear quando haja sol ou durante as primeiras horas da noite.
  • Se um dia estiver chovendo, o melhor é esperar até que pare de chover para levá-lo para passear; se não parar de chover, leve seu cão mas quando voltar para casa, seque-o com uma toalha para tirar a umidade da chuva.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu cão está com frio, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.