Partilhar

Como saber se meu cão me entende

Como saber se meu cão me entende

Será que meu cachorro me entende? Esta é talvez uma das perguntas mais frequentes que os donos de cachorros fazem, pois é inevitável se questionar a este respeito quando percebemos que o cão tem a capacidade de determinar quando estamos tristes e vir até nós para nos consolar, além de saber quando fez algo de errado pelo tom da nossa voz, ou de entender que é hora de sair para passear quando dizemos certas palavras ou realizamos determinadas ações. Mas como saber se meu cão me entende? Neste artigo de umComo.com.br explicamos a você os diferentes fatores que entram em questão para determinar o grau de entendimento destes animais.

Também lhe pode interessar: 10 sinais de que meu cachorro me ama

A ciência demonstra que os cães nos entendem

Sabemos que os cães, para serem domesticados e considerados animais de companhia tiveram que evoluir até entender as ordens dos humanos e poder responder a elas de forma adequada. Este processo básico é conhecido como adestramento, mas sem falar em ensinar comandos básicos ao seu animal, alguns donos afirmam que o seu cão os entende, sabem quando estão tristes, alegres ou preocupados, percebem se fizeram algo de errado pelo tom de voz de seu dono ou respondem a palavras que não foram treinados para responder.

Esta não é uma simples percepção de amante dos cães: os cães nos entendem e a ciência demonstrou isso de forma definitiva com um estudo publicado na Current Biology, onde determinaram que tanto o hemisfério esquerdo do cérebro dos cachorro (que como o nosso é o responsável por compreender palavras e fonemas) como o direito (que percebe o tom ou a intenção) funcionam de forma similar ao dos humanos quando os interlocutores somos nós. O nosso animal pode perceber diversos componentes da conversa, entender uma grande variedade de palavras e diferenciar o seu estado de humor pelo seu tom de voz.

As pesquisas dizem que em algumas raças a capacidade de entendimento e resolução de problemas poderia ser similar à de uma criança de 2 anos e meio.

Como saber se meu cão me entende - A ciência demonstra que os cães nos entendem

Tipos de entendimento do cão

Além dos detalhes sobre o funcionamento dos hemisférios cerebrais do cão quando comunicamos com ele, revelados recentemente, este animal tem diferentes tipos de entendimento baseados em diferentes níveis de inteligência canina. O especialista em cães Stanley Coren, que determinou após extensos estudos quais são as raças de cães mais inteligentes, evidencia três formas básicas de inteligência canina:

  • Inteligência instintiva: quando atuam por instinto para resolver problemas ou situações.
  • Inteligência adaptativa: permite a eles aprender do seu meio, aprender de nós, se adaptar ao espaço onde vivem para atuar nele.
  • Inteligência de obediência e adestramento: quando o animal é capaz de aprender com o adestramento.

Com base neste tipo de inteligências o cão será capaz de nos entender em maior ou menor medida, respondendo às nossas ordens ou reagindo muitas vezes de formas que surpreendem.

Como saber se meu cão me entende - Tipos de entendimento do cão

A raça também influencia

Apesar de já sabermos que os cães podem nos entender, é importante deixar claro que a raça do animal influência de forma notável neste processo. Existem raças com maior predisposição à obediência e ao adestramento, com maior capacidade de atenção para captar palavras; estes cães também poderão entender de forma mais eficaz o que dizemos comparados com raças mais difíceis de adestrar.

Como saber se meu cão me entende - A raça também influencia

Os cães nos entendem, mas não são humanos

Saber que seu cão efetivamente pode perceber detalhes como, o seu tom de voz ou a forma em que se comporta para determinar aspectos tão complexos como os estados de humor ou as expressões que lhe interessam em uma conversa é, sem dúvida incrível. Mas devemos ter claro que os nossos animais não são humanos, portanto é importante os adestrarmos e controlarmos com o objetivo da convivência ser amável entre ambos.

Isto evitará problemas futuros de comportamento causados por cães que não puderam ser adestrados ou controlados a tempo, pois do mesmo modo que os animais podem nos entender também são especialistas manipulando com o objetivo de obterem o que desejam.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu cão me entende, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como saber se meu cão me entende

Como saber se meu cão me entende
1 de 4
Como saber se meu cão me entende

Voltar ao topo da página