Partilhar

Como saber se meu cão tem alergia

Por Sara Viega. Atualizado: 9 fevereiro 2017
Como saber se meu cão tem alergia

Quem tem animais de estimação, já sabe que eles são mais parecidos conosco do que algumas pessoas pensam, por isso não é de estranhar que depois de uma consulta no veterinário o médico lhe diga que o seu cão tem uma alergia. Mas como não reparou nisso? Pois em primeiro lugar existem diferentes tipos de alergias e os seus sintomas dependem da origem, por isso no umCOMO vamos lhe indicar os sinais mais comuns para saber se seu cão tem alergia.

Tipos de alergia em cachorros

Tal como acontece conosco, os cachorros também podem ser alérgicos a diferentes coisas. No geral, existem quatro tipos de alergias nos cachorros:

  • Por algo que está sendo inalado no ambiente, por exemplo o pólen, pó ou alguma substância ou produto químico.
  • Por algum tipo de alimento ou composto da alimentação, incluindo os alimentos que são tóxicos para eles.
  • Por contato, porque o animal tocou em algo que gera esta reação.
  • Devido à exposição a pulgas e sua saliva. Saber se o seu cachorro tem pulgas e aplicar o tratamento indicado para as eliminar é muito importante para garantir a saúde do seu animal.

Sintomas da alergia em cachorros

Quando o animal é alérgico a alguma coisa que se encontra no ambiente ou nos alimentos, ocorrem sintomas como irritação e coceira na zona das orelhas, patas, ao redor dos olhos e da boca.

Em contrapartida, quando se trata de pulgas a coceira e incômodo é localizado no lugar em que o parasita ataca, por isso é muito importante observar as reações do cachorro e higienizá-lo com frequência para detetar qualquer anomalia na sua pele. Escovar o cachorro com frequência é uma das melhores formas de detetar qualquer reação alérgica.

Como saber se meu cão tem alergia - Sintomas da alergia em cachorros

Como atuar dependendo do caso

O mais recomendável é ir ao veterinário se observar algum destes sintomas e suspeitar que o seu cachorro tem alergia. No entanto, é bom saber que nos casos de alergias ambientais, tal como acontece com os humanos, é difícil controlar a situação, pois o que motiva a reação pode estar em qualquer lugar. No caso dos alimentos há que detectar exatamente o que provoca a alergia e eliminar por completo da sua dieta. Os casos das pulgas são sempre mais simples de tratar, basta eliminar os parasitas para conseguir que o cachorro melhore. O ideal é recorrer a um tratamento profissional, mas também pode recorrer a alguns remédios caseiros para eliminar as pulgas.

Como saber se meu cão tem alergia - Como atuar dependendo do caso

A importância de reagir a tempo

Detectar que o nosso animal tem problemas na pele, coceira, vermelhidão e irritações em determinados casos pode fazer a diferença entre um tratamento rápido e um mais demorado e doloroso. Os cães costumam coçar-se constantemente e com força, aumentando as feridas, que podem infetar e agravar toda a situação.

Por isso, se após alguns dias vir que este quadro persiste, consulte o seu veterinário para determinar qual é o melhor tratamento para a alergia do cachorro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu cão tem alergia, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Se observar que o seu cão se coça constantemente e encontra indícios e feridas na sua pele, vá o quanto antes ao veterinário.
  • Como qualquer doença devemos ter muita paciência, pois o tratamento demora o seu tempo, o importante é que o seu animal de estimação recupere bem.

Escrever comentário sobre Como saber se meu cão tem alergia

1 comentário
Sabryna
Meu cão tem alergia, não podemos usar um perfume que ele fica atacado e também na hora de ser tosado ele sempre volta com a pele irritada. A pouco tempo ele está com bolhas no escroto, será que faz parte da alergia que ele tem?

Como saber se meu cão tem alergia
1 de 3
Como saber se meu cão tem alergia

Voltar ao topo da página