Partilhar

Como saber se meu cão tem artrose

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como saber se meu cão tem artrose

Quer saber se seu cão sofre de artrose? A artrose é uma doença que afeta as articulações. Caracteriza-se por uma erosão e degeneração da cartilagem e também pela produção de osso de nova formação nas margens das articulações. É um tipo de problema que, se afetar a saúde de seu pet, pode chegar a sofrer quando tentar se mexer e ver impossibilitados alguns dos movimentos mais básicos que costuma fazer. Em umComo.com.br contamos a você como saber se seu cão tem artrose.

Passos a seguir:
1

Ainda que se costume achar que a idade é um desencadeador da artrose canina, o certo é que não é o que causa a doença. A artrose produz-se como consequência de um desgaste anormal das cartilagens com o passar do tempo por causa de uma alteração já existente como traumatismos, displasia, excesso de esforço das articulações e cirurgia articular, entre outros.

A artrose canina pode ocorrer quando seu cão é jovem como consequência de algum tipo de traumatismo ou em cães com alguma malformação genética. Um fator que pode influenciar é a obesidade, já que a sobrecarga contínua de peso danifica as articulações.

Como saber se meu cão tem artrose - Passo 1
2

A artrose é uma doença complexa de detectar já que os cães costumam compensar as mudanças deslocando seu peso para outra articulação saudável ou simplesmente evitando fazer muita pressão sobre a zona danificada. Por isso, em fases iniciais, é difícil detectar a doença e pode ser que a dor ou desconforto que sofre o cão passem totalmente despercebidos.

Muitas vezes o ato de mancar ou qualquer outro tipo de mudança no apoio durante o começo da doença costumam ser estacionais e pouco claras. Neste artigo revelamos a você alguns dos remédios para a artrose em cães.

3

É muito possível que saia para passear com seu cão, brinque com ele e não note absolutamente nada que indique a você dor ou desconforto articular. Mas, à medida que a artrose evolui, a situação costuma piorar e o grau de degeneração das articulações e a dor já se tornam mais que evidentes. Desde esse momento verá o seu cão coxear constantemente, quererá ser movido menos e mostrará dor ao simples e suave tato das articulações.

4

Além de mancar, também há outros sintomas que farão você notar que seu cão sofre de dor articular e, em consequência artrose, como os seguintes:

  • Notará que será difícil para o seu cão pôr-se em pé, sentar-se e inclusive deitar-se e, se conseguir, irá fazê-lo com muita dificuldade e com posturas muito forçadas.
  • Verá que seu cão não gosta tanto de sair, nem brincar, que passeia bem mais devagar e que é difícil seguir seu ritmo.
  • Outro dos sintomas mais comuns é que costumam perder o apetite devido à dor e ao mal-estar que sofrem.
  • E outro dos traços que podem ajudar você a saber se sofrer de artrose são as mudanças no comportamento. Estará mais nervoso, agressivo e irritável. Não quererá que o acaricie nem que o toque com normalidade, sobretudo perto das articulações onde sente dor.

Caso seu pet sofra desta doença, recomendamos a você que leia este artigo de umComo no qual contamos como tratar um cão com artrose.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu cão tem artrose, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

Como saber se meu cão tem artrose
1 de 3
Como saber se meu cão tem artrose

Voltar ao topo da página