PARTILHAR

Como saber se meu cão tem displasia de quadril

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como saber se meu cão tem displasia de quadril
Imagem: taringa.net

A displasia de quadril deve-se a uma má formação na articulação coxo-femural, isto é, a uma deficiente articulação entre o osso da perna (fêmur) e o quadril. É um defeito congênito (hereditário) e que quando não tratado devidamente, pode fazer que o cão sofra dores pela vida inteira. Se você não sabe se o seu cão tem displasia de quadril, neste artigo de umComo.com.br ajudamos a averiguá-lo.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu cão tem conjuntivite

A raça

Como ocorre na maioria de doenças das articulações, as raças grandes ou gigantes costumam ser mais afetadas: Pastor Alemão, Rottweiler, Dogue Alemão, São Bernardo, Labrador, etc.

Em alguns casos, como o do Pastor Alemão, o trabalho realizado por veterinários e criadores tem feito que se reduza a frequência deste problema.

O mancar

A má articulação entre os ossos do quadril faz com que se produzam desgastes na cartilagem e no osso e podem acabar em artrose.

Esses desgastes produzidos no osso provocam dor, por isso, os sintomas da displasia são basicamente mancar e dor quando se estica ou quando se contrai (se leva para fora) a extremidade ou extremidades afetadas.

A radiografia

A radiografia é o método definitivo, e aconselha-se realizar de forma rotineira nos cães das raças anteriormente mencionadas. Em alguns casos, exige-se uma radiografia para entrar em determinados clubes de raças ou para utilizar um macho como procriador.

A radiografia sob sedação realizada por um veterinário para evitar movimentos do animal que possam distorcer a imagem, permite avaliar a gravidade da displasia, já que pode ser avaliado o grau de defeito na articulação (mediante a medida de um ângulo conhecido como Ângulo de Norberg) e as lesões produzidas no osso.

Logicamente, é necessário conhecer a gravidade do processo para decidir o tratamento mais adequado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu cão tem displasia de quadril, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como saber se meu cão tem displasia de quadril
Imagem: taringa.net
Como saber se meu cão tem displasia de quadril

Voltar ao topo da página ↑