Partilhar

Como saber se meu cão tem prisão de ventre

Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como saber se meu cão tem prisão de ventre
Imagem: pixabay.com

A constipação canina cumpre com as mesmas características da humana. Ocorre quando nosso cão apresenta dificuldades para eliminar de forma normal as fezes de seu corpo. Para identificá-la, deveremos prestar especial atenção ao seu comportamento e principalmente se no momento de defecar ele tem complicações ou não. Em geral, a causa mais comum costuma ser a dieta inadequada ou pobre em fibra, mas não é a única, existem outros fatores que podem influenciar. Continue lendo este artigo de umComo e descubra como saber se seu cão tem constipação.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu cão tem artrose
Passos a seguir:
1

Alimentá-lo com ração de qualidade e com todos os nutrientes e proteínas que seu cão precisa é a chave para evitar o aparecimento de constipação intestinal. Uma vez que alimentos de baixa qualidade, pobres em fibra ou com ambas as características possam ser o motivo do seu cão estar com constipação.

Como saber se meu cão tem prisão de ventre - Passo 1
Imagem: imenik-strani.si
2

Assim, outra das causas que pode estar provocando o constipação canina pode ser a falta de hidratação. O seu cão bebe a quantidade de água necessária? Se não o fizer, as fezes endurecem e adquirem maior consistência, dificultando o ato de defecar. Mantenha seu recipiente cheio de água sempre e observe se ingere a quantidade que seu organismo precisa, em função de seu peso e quantidade de alimentos.

3

O mesmo pode ocorrer com os humanos, a constipação pode ser fruto do estresse originado por mudança na rotina de seu cão ou medo. Portanto, um cão habituado a fazer suas necessidades fora de casa e que não expele tudo o que deveria, pode sofrer de constipação pelo fato de reter suas fezes até ao momento de sair para passear. Por último, doenças relacionadas com o sistema digestivo podem ter como sintoma principal a constipação. Por tudo isto, é importante consultar o veterinário e assegurar-se de que ele não sofre de nenhuma condição maior.

4

Um dos sintomas principais da constipação em cães é a dificuldade para defecar. Observe bem se lhe custa mais do que o normal expelir as fezes, o tempo que lhe custa fazê-lo, a quantidade que expele e como o faz. É possível que tenha muitas complicações para fazê-lo, caminhar de um lado para outro fazendo força.

5

Quando foi a última vez que seu cão defecou? Esta pergunta é fundamental para saber se o seu cão sofre ou não de constipação. Os cães costumam eliminar suas fezes aos poucos após a ingestão, de maneira que, no mínimo, defecam uma vez por dia. Se não controlava suas rações de comida, comece a fazê-lo para observar se defeca ou não. Se passadas as 24 horas da ingestão de comida, seu cão ainda não defecou, leve-o ao veterinário para iniciar um tratamento, pois provavelmente se trata de constipação.

6

Observe o aspecto das fezes. Quando um cão está com prisão de ventre, suas fezes são mais consistentes, duras e podem, inclusive, adquirir um tom mais acinzentado. Se o motivo da prisão de ventre é a ingestão de algum objeto estranho ou alimento tóxico, a cor das fezes variará e será em função do produto mal digerido.

7

Nos casos mais extremos, o cão pode sofrer dor abdominal por não expelir as fezes corretamente. Se este for o caso, o cão se mostrará encurvado o tempo todo, sobretudo quando tentar defecar, apático e, inclusive, poderá perder o apetite. Dessa forma, é provável que não mostre entusiasmo por jogar ou realizar atividades físicas, sendo este outro dos sintomas da prisão de ventre canina.

Como saber se meu cão tem prisão de ventre - Passo 7
Imagem: pixabay.com
8

Por último, devido à dor e dificuldades para expelir as fezes normalmente, pode ser que o cão emita um ligeiro gemido, tanto na hora de defecar como quando sentir dor no abdômen. Se o seu cão apresenta algum destes sintomas, consulte um veterinário para que o examine e determine se tem prisão de ventre e qual é a causa, lembre-se de que um dos motivos pode ser o aparecimento de uma doença. Como complemento ao tratamento veterinário, você pode recorrer aos remédios caseiros para a prisão de ventre canina.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu cão tem prisão de ventre, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como saber se meu cão tem prisão de ventre
Imagem: pixabay.com
Imagem: imenik-strani.si
Imagem: pixabay.com
1 de 3
Como saber se meu cão tem prisão de ventre

Voltar ao topo da página