Como saber se meu gato é cego

Como saber se meu gato é cego

Os gatos são animais habituados a usar todos os seus sentidos, mas a vista é uma das mais importantes. A cegueira não é uma carência habitual em gatos jovens, mas pode ser consequência de várias causas.

Existem diversas razões que podem provocar a cegueira, entre elas, doenças tais como cataratas, defeitos hereditários, lesões, algum acidente ou inclusive idade avançada. Estes felinos são animais muito inteligentes. Quando algum sentido lhes falta, costumam aguçar o restante, de modo que será difícil detectar se o nosso gato sofre de cegueira. No entanto, conhecer os principais sinais será de grande ajuda. Por isso, em umComo, explicamos como saber se meu gato é cego.

Passos a seguir:
1

Se observar que o seu gato tropeça habitualmente nos móveis ou que já não calcula a distância entre eles, pode ser um indicador de que algo não vai bem. Também deve-se observar que falamos de gatos adultos. Evite mover móveis que possam se transformar em um obstáculo para ele.

2

Os gatos que sofrem de cegueira tendem a ficar desorientados. Devemos falar com eles de forma clara e direta, mas devagar para não assustá-los.

3

Muitas vezes, outro sintoma de que seu gato pode estar sofrendo de cegueira, é arranhar os olhos. Isto pode indicar muitas coisas, desde alguma infecção até uma possível falta de visão, de forma que devemos estar atentos.

4

Em casos já mais avançados, também podemos detectar uma falta de reação à luz. Neste caso, possivelmente nosso gato já estará com problemas graves de visão. Devemos consultar um veterinário para que faça um diagnóstico abrangente.

5

Devemos observar se os recipientes da comida e bebida continuam cheios. Nesse caso, também será um indicador da ocorrência de algo incomum. Igualmente, devemos deixar os recipientes no mesmo lugar onde os reconhece para não desorientá-lo e aguçar essa falta de sentido visual.

6

Caso acredite que o seu gato sofre de cegueira, aconselhamos consultar um veterinário. Lembre-se também de colocar uma coleira com os seus dados e os do veterinário, para que possa ser devolvido caso se perca.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu gato é cego, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Observe o comportamento do seu gato com estas orientações simples
  • Lembre-se de deixar tudo no mesmo lugar (recipientes para alimentos, área de descanso, etc.), para não induzi-lo a erro.
  • Evite que tropece em obstáculos que desconhece.
  • Em qualquer destes casos, se observar alterações de comportamento ou qualquer outra alteração, leve-o ao veterinário para ser diagnosticado.