Como saber se meu gato está com frio

Como saber se meu gato está com frio

A chegada das temperaturas baixas nos obrigam a tomar medidas para ficar quentinhos e para fazer que a casa seja, na medida do possível, cálida e agradável. No entanto, com frequência nos perguntamos como nossos animais se sentirão nesta situação, principalmente os gatos que, diferentemente de muitas raças de cachorro, não possuem um pelo tão abundante. Está se perguntando como saber se o seu gato está com frio? Em umComo.com.br esclarecemos esta dúvida e explicamos-lhe como atuar para fazer que o seu animal se mantenha quente e à vontade.

Passos a seguir:
1

O primeiro que deve saber é que, em caso de temperaturas baixas, seu gato realmente sentirá mais frio. Apesar destes animais trocarem de pelo no outono para se preparar e suportar o inverno, as raças que contam com um pelo mais curto e menos denso, como os gatos Persas, Siameses, Devon rex ou Sphynx (ou esfinge), que não têm nenhum pelo, sentem com mais força a queda das temperaturas, precisando de mais cuidados e atenções.

2

Além das raças com menos pelo, os filhotes de gato e os gatos de mais 7 anos de idade são mais sensíveis às mudanças de temperatura pois contam com um sistema imunológico menos potente, portanto deverá aumentar seus cuidados durante os meses de inverno para garantir que se encontrem confortáveis e saudáveis. Você deverá prestar a mesma atenção aos gatos doentes, que também são mais sensíveis ao frio.

3

Uma boa forma de proteger seu gato do frio é deixar em casa um par de cobertores confortáveis em zonas estratégicas para que seu animal possa se cobrir e descansar. Esta é uma solução inteligente e econômica para manter o animal quente enquanto não está em casa. Não se preocupe, seu gato saberá encontrá-las e se cobrir com elas.

Se você tem um gato Esfinge ou uma raça com muito pouco pelo, é recomendável que cubra seu corpo com alguma peça de roupa especial para gatos, deste modo ele estará adequadamente protegido e quente.

4

Quando estiver em casa pode ligar o aquecimento (se tiver) e fazer com que a temperatura da casa seja bem mais agradável, o seu gato agradecerá. Além disso, se perceber que seu animal decide deitar para descansar sobre um lugar quentinho não se assuste, os gatos podem suportar até 50 ºC sobre a sua pele, razão pela qual nos dias de inverno desfrutam descansando sobre esse tipo de superfícies.

Mas lembre, quando deixar a casa sozinha por muito tempo é recomendável desligar o aquecimento para evitar possíveis acidentes com seu animal e o calor, além de economizar energia e dinheiro.

5

Prepare também sua cama com uma boa colcha que ajude a isolar o frio do chão e com uma coberta que o mantenha quente durante as noites. Deste modo você também evita que seu animal fique resfriado ou tenha problemas de saúde devido à queda das temperaturas.

6

Em casa, é útil manter as janelas bem fechadas para ter certeza de que nenhuma corrente de ar está entrando enquanto tenta manter o calor. Saber como isolar sua casa do frio é importante para fazer com que seu gato se mantenha quente e à vontade.

7

E o que acontece quando o felino costuma sair para passear? A melhor recomendação é que se as temperaturas forem muito baixas, simplesmente evite que o gato saia de casa, deste modo garante ao máximo sua saúde. No caso de deixá-lo sair, aumente um pouco as porções de sua alimentação, pois os gatos que se encontram no exterior no inverno precisam comer melhor já que queimam mais calorias para ficarem quentes e protegidos do frio. Esta recomendação NÃO se aplica aos gatos que ficam dentro de casa sempre, a não ser que o veterinário o indique.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu gato está com frio, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.