Como saber se meu gato está com vermes

Como saber se meu gato está com vermes

Os vermes são um parasita que qualquer gato, selvagem ou não, pode apanhar. Mesmo os animais de casa, bem cuidados, estão expostos a este perigo e seus donos também. É preciso um cuidado particular com verminose: estes parasitas podem ser transmitidos para seres humanos, especialmente crianças. O seu gato pode apanhar vermes através da água, do ar, dos alimentos, e até em inocentes passeios. Os filhotes estão, geralmente, mais expostos à contaminação - o parto e a amamentação são possíveis riscos quando a mãe não recebeu tratamento adequado. Estes parasitas alojam-se nos órgãos gastrointestinais, apresentando sintomas que nem sempre são notados. Saiba como proteger a sua família dos vermes lendo este artigo umComo que explica como saber se meu gato está com vermes.

Passos a seguir:
1

Perda de peso. Os vermes alimentam-se de proteínas e/ou sangue dos tecidos do animal, fazendo com que ele absorva menos nutrientes que o necessário para um peso saudável. As lesões que causam também comprometem a digestão, impedindo uma correta absorção do alimento.

2

Fezes moles e com sangue ou diarreia. A consistência e aspeto das fezes são dos maiores indicadores da saúde do seu pet. Fique atento ao seu formato, quantidade e cheiro. Esteja alerta em caso de diarreia constante - as fezes podem conter ovos de parasitas. São fáceis de ver e identificam contaminação de vermes.

3

Aumento abdominal. Pode parecer que o animal está engordando e ganhando peso. Na realidade, esse aumento de volume na barriga do gato sugere infestação maciça de vermes.

Imagem: imgkid.com
4

Coceira na região perianal. É um sintoma importante. Se vir o animal roçar o seu bumbum pelo chão, o mais certo é ter parasitas.

Imagem: i.ytimg.com
5

Diminuição na resistência. Se o seu gato mostra menos ritmo de atividade física e parece triste, ele pode estra transportando verminoses. Procure perceber se ele aparenta estar desanimado e mais quieto que o normal.

6

Perda de apetite. Um sintoma fácil de identificar é a redução da quantidade de alimento que o seu companheiro ingere.

Imagem: melauspartners.com
7

Atraso no crescimento. Se o seu gato ainda é apenas um filhote, tente observar se ele está crescendo ao ritmo normal para a sua idade.

8

Pelo sem brilho. Veja (especialmente na hora do banho) se o seu gatinho tem pelagem fosca. O pelo sem brilho é, também, um indício de parasita.

9

Vômitos. Em casos mais extremos, o seu gatinho pode apresentar sinais de vermes através do vômito.

10

Dor abdominal. Tente perceber se o gato mostra desconforto quando você apalpa seu abdômen.

Imagem: usnews.com
11

Anemia. Se o animal se mostrar apático, os vermes podem estar se alimentando do seu sangue. Pode até evitar brincadeiras.

12

Dermatites. Algumas espécies de vermes podem migrar para a pele do seu pet. Dê uma olhada no seu pelo.

13

Para saber com certeza o que o seu gato tem, leve-o numa visita ao seu veterinário de confiança. Um simples exame físico é suficiente para fazer o diagnóstico. Em algumas situações, o médico pode ter necessidade de fazer um exame de fezes. Não se esqueça de remover as fezes do ambiente do seu gato para evitar contaminação e de administrar regularmente remédio vermífugo. Espreite esse artigo que explica como desparasitar o seu gato. Saiba também como pode atenuar os sintomas em sua casa, administrando remédios caseiros para vermifugar gatos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu gato está com vermes, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.