Como saber se meu gato está deprimido

Como saber se meu gato está deprimido

Não sabe se seu gato está triste? Quer detectar se o seu felino está deprimido ou apático? Não é fácil detectar o estado de ânimo de um gato, por isso é importante estar atento ao seu comportamento pois um dos sintomas mais visíveis é a perda de apetite e a vontade escassa de brincar ou de interagir com você. Mas existem mais sinais que podem refletir a tristeza de um gato, o importante é prestar atenção e determinar as causas para ajudar o nosso animal a recuperar sua saúde emocional. Em umCOMO vamos explicar para você como saber se seu gato está deprimido.

Passos a seguir:
1

Os gatos são animais muito sociais, ao contrário do que muitas pessoas acham, são seres que querem o contato mas que também podem sofrer de problemas emocionais. O importante é conhecer o caráter do nosso animal para detectar possíveis sintomas de depressão felina. Para captar qualquer sinal de tristeza deve prestar atenção no seu gato e reconhecer qualquer mudança no seu estado de ânimo. Às vezes, ainda conhecendo seu felino, pode ser que seja difícil detectar as mudanças de humor.

2

É preciso reconhecer que, devido ao caráter tranquilo dos gatos, pode ser complicado saber se seu felino está triste ou deprimido. Também pode ser que não conheça muito bem seu gato, porque acaba de chegar a casa e ainda não conhece sua rotina. De qualquer forma, isso não é desculpa para não observar seu gato e ignorar algum sintoma de depressão. Lembre-se que é sua responsabilidade procurar o bem-estar do seu felino pois detectar isso a tempo pode ser fundamental para não desenvolver uma doença.

Neste outro artigo do umCOMO ajudamos você a saber se seu gato está triste.

3

Alguns dos sintomas mais comuns da depressão em gatos são:

  • A falta de atividade física.
  • Pouca vontade de brincar ou de se mover no geral.
  • Apatia ou desinteresse por tudo.
  • Pouca afetividade.
  • Sono prolongado.
  • Comportamento assustadiço.
  • Mudanças bruscas de caráter.
  • Falta de apetite.

Se tiver detectado alguns destes sinais, é possível que seu felino esteja triste ou com depressão. A presença destes sintomas também pode ser um sinal de alerta de alguma doença, por isso é muito recomendável que, caso note algo fora do comum, vá de imediato ao veterinário. Um especialista será o único profissional que poderá saber se realmente está com depressão ou com outro problema de saúde.

4

A depressão nos gatos pode ser provocada por diversas causas e, além disso, é muito importante detectar a razão deste problema emocional. Por isso revise mentalmente se houve recentemente alguma mudança significativa que possa ter desencadeado o problema.

As causas mais comuns da depressão nos gatos

As causas mais comuns são como consequência de mudanças de casa, ou quando se afastam de seus seres queridos, outro motivo para um felino sofrer de depressão é a solidão. Se um gato passa muito tempo sozinho, aborrecido e sem contato físico, pode ser que fique doente de tristeza.

Outra causa de depressão no seu gato é uma relação ruim com outro morador da casa. Um felino com alguma antipatia por outro animal ou ser humano pode acabar se sentindo só, desconfiado e muito triste. Se por exemplo chegar um bebê a casa e ele começar a se sentir trocado, pode ser que desenvolva uma depressão. Um dos motivos mais habituais é a entrada de outro animal em casa. Não há nada mais estressante para um felino do que ter que competir pela comida, pelo afeto ou pelo seu lugar na casa.

Uma doença pode ser a causa de uma mudança de caráter no seu gato e seu felino pode se sentir apático, triste, sem vontade de brincar, sem fome, entre outros sintomas.

A ansiedade e o estresse também podem fazer com que o animal se mostre mais triste, por isso, é fundamental dar os melhores cuidados para se sentir feliz e satisfeito ao seu lado. É seu dever procurar dar a ele as melhores atenções.

Um dos motivos mais comuns para um gato ficar deprimido é algum choque traumático. Uma experiência desagradável pode provocar tristeza e depressão em um felino. Em casos como estes, deve ir ao veterinário com ele o quanto antes e seguir suas indicações.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu gato está deprimido, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.