Como saber se meu gato está estressado

Como saber se meu gato está estressado
Imagem: pixabay.com

Os gatos são animais muito independentes e controladores, quando algo falha não é de estranhar que entrem em um estado de estresse. São muito sensíveis às mudanças porque sentem que perderam o controle, seja uma mudança, o aparecimento de outro animal no lar, etc. Cada felino é diferente e é afetado de forma diferente, de maneira que as causas do estresse em seu gato podem ser várias. Quando isto ocorre, o comportamento do gato muda. Se nota que ultimamente seu felino está mais agressivo, por exemplo, continue lendo e descubra como saber se o seu gato está estressado.

Passos a seguir:
1

As causas mais comuns do estresse felino são: quando ocorre uma mudança, consulta no veterinário, a chegada de outro gato na casa, realizar reformas no lar, introduzir outro animal ainda que não seja gato, ou levá-lo no transporte, dar-lhe banho e deixá-lo sozinho durante muito tempo (isto só ocorre em gatos dependentes de seus donos ou muito acostumados à sua companhia). Levar o felino a um território novo e diferente é o que mais lhes assusta, desconhecem a zona e sentem que perderam o controle, desenvolvendo um estado de estresse.

2

Quando um gato está estressado, manifesta uma série de sintomas muito diferentes dos sintomas que desenvolvem os humanos ou outros animais de caráter mais sociável como os cachorros. Este fato pode levar a uma confusão, você pode achar que é somente um mau comportamento e não perceber o novo estado de nosso felino. Por isso, é importante consultar seu veterinário se notarmos um comportamento diferente.

3

Um dos sintomas mais comuns que podem indicar que nosso gato tem estresse é a marcação de paredes e móveis com as unhas. Se nosso felino nunca tinha deixado marcas em nosso lar e começa a arranhar de cima para baixo (arranhões verticais) qualquer zona da casa ou móveis grandes, como sofá, talvez sofra de estresse e esteja pedindo ajuda.

Imagem: animalmascota.com
4

A marcação com urina e defecações fora de sua caixa de areia, independentemente do sexo do gato, é outro dos sintomas do estresse felino. Ao achar que perdeu o controle, sente a necessidade de marcar o novo lar para recuperar seu território. Outro sintoma pode ser os tremores em nosso felino.

5

Adotar um comportamento agressivo ou morder de maneira obsessiva tecidos de lã ou similares são outros sintomas que um gato com estresse pode apresentar. Isto pode ser acompanhado de hiperatividade. Sobretudo costuma mostrar a atitude agressiva quando a causa é a introdução de outro gato ou reformas no lar. Assim, quando tentamos acalmá-lo é possível que se sinta atacado e se volte contra nós. Isto não quer dizer que sejamos a causa de seu estresse, só que não estamos atuando de forma adequada para o ajudar. Se o seu felino chega a este ponto, não hesite em ir ao veterinário imediatamente.

Imagem: pixabay.com
6

Nos casos mais avançados de estresse, este pode derivar em doenças e anomalias mais graves, como a queda do cabelo, dermatite aguda, colite crônica, asma, infecções ou, inclusive, cistite intersticial idiopática. Por isso, é fundamental que o leve ao veterinário antes que isto ocorra. Uma vez identificado o estado de estresse, você deverá tomar as medidas oportunas para combatê-lo, consulte nosso artigo sobre como reduzir o estresse de meu gato.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu gato está estressado, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.