Viver com gatos

Como saber se meu gato está no cio

Como saber se meu gato está no cio

Os donos de felinos já sabem: esses bichinhos contam com um caráter muito particular que dificilmente pode ser comparado a qualquer outro. E isso inclui todos os aspectos de seu comportamento, até mesmo o cio, esse momento onde estão dispostos a cruzar com alguma gata. Mas se é a primeira vez que você tem gatos, talvez tenha problemas para identificar se seu bichinho se encontra neste momento, por isso em umComo.com.br damos algumas dicas para que descubra facilmente se seu gato está no cio.

Também lhe pode interessar: Com que frequência os gatos entram no cio
Passos a seguir:
1

Ao contrário de outros animais de estimação, os gatos estão sempre dispostos a cruzar, por isso se existirem outras gatas no cio perto deles, eles estarão no cio também. A maturidade sexual do gato é atingida por volta de um ano de vida, a partir daí o animal desenvolve um comportamento muito particular e territorial quando se encontra no cio.

2

A marcação de território é a característica principal deste período. O gato urina dentro e fora da casa em espaços definidos (normalmente nos cantos) com um fluído que cheira bem mais forte do que o normal, deixando um cheiro na casa que é difícil de eliminar.

3

As escapadas do gato conquistador também são normais. Se você mora em uma casa é possível que não veja seu gato durante vários dias, e se estiver em um apartamento, na menor distração o animal pode escapar pela porta para alcançar essa gata no cio que estiver por perto. Tudo isso pode até soar simpático, mas coloca a vida do animal em risco, pois ele fica vulnerável a qualquer acidente. Ao mesmo tempo é a razão pela qual muitos gatos acabam se perdendo.

4

Além disso, o gato fica muito mais territorial e agressivo, tanto com outros felinos como com qualquer habitante da casa diante do qual se sinta ameaçado. Arranhar móveis, destruir coisas e brigar com outros gatos são atitudes comuns durante o cio.

5

As atitudes que o gato assume no cio e muitas dificuldades que provocam, além do desejo de evitar a reprodução sem controle de felinos que depois acabam abandonados, são as principais razões pelas quais muitos donos decidem castrar o animal. Este é um procedimento muito recomendável que fará que a convivência com seu gato seja bem mais simples, ao mesmo tempo em que previne a procriação de filhotes não desejados.

6

Se estiver pensando em castrá-lo, recomendamos consultar alguns dos nossos artigos para descobrir como cuidar do seu felino após a operação, e como alimentá-lo quando ele já estiver castrado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu gato está no cio, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Gleicy Lane
Oi boa noite meu gato está muito estranho ele não brinca não come direito só belisca a comida é não tá evacuando ele só dorme e só tais xixi eu queria saber se tem alguma possibilidade de ele está no cio pq e a primeira ver que eu vejo isso pq eu não intendo meu gato só tem 6 mês e meio
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Gleicy! Você mudou recentemente a ração dele? Experimente colocar um pouco de sachê junto da ração para estimular o apetite dele. Se ele continuar com o comportamento que você descreve, você deve consultar um médico veterinário porque os sintomas indicados são comuns em diferentes doenças e é preciso que o gato seja examinado para se chegar a um diagnóstico.
A sua avaliação:
Hellen julia
Amei os artigos.
Editor umComo.com.br
Oi Hellen! Que bom que você gostou do artigo. Continue acompanhando o umCOMO :)
Angel
Meu gato acabou de completar 2 meses, e só está conosco a 1 mês, ele está apresentando um comportamento estranho, fica se esfregando em tudo com o pênis pra fora. Eu li que isso só acontece por volta do 8° mês, isso é normal? Só tivemos certeza do sexo dele a poucos dias quando começou a fazer isso...
Editor umComo.com.br
Oi Angel! Esse comportamento não é comum em gatos. Recomendamos que você leve o pet no veterinário assim que possível!
Lucas Eduardo Mercês da Costa
O meu gato que carrega o fardo de se chamar "Ton", está passando por uma fase muito engraçada, vocês podem me explicar se é normal os gatos esfregarem suas partes íntimas em coisas peluda como um coelho de pelúcia? obs: Eu tenho apenas 14 anos e quero ajuda-lo !!!
Bruno Martins
vai ver ele gosta,por ser macio e etc...,o meu também fazia isso,depois de 2 meses ele parou
Como saber se meu gato está no cio