Como saber se meu gato tem AIDS

Como saber se meu gato tem AIDS
Imagem: sobremascotas.es

O AIDS felino é provocado pelo vírus da imunodeficiência felina, conhecido como FIV, que não se transmite às pessoas. Assim como os humanos, os gatos infectados pelo FIV podem demorar muitos anos a desenvolver a doença, levando uma vida normal. No seguinte artigo de umComo.com.br damos alguns conselhos sobre como saber se seu gato tem AIDS.

Os fatores de risco

O AIDS felino é mais comum nos gatos que vivem em grupo ou gatos de rua do que nos que vivem sozinhos no interior de um apartamento. Isso acontece porque o vírus FIV se transmite pela saliva, onde uma mordida é a forma habitual de contágio.

Obviamente, será menos comum nos gatos castrados e nos de caráter dócil, já que são menos propensos às brigas.

O veterinário

Através de um teste, um exame de sangue e a avaliação do estado geral do gato, o veterinário poderá chegar a um diagnóstico e a um prognóstico.

Recomenda-se examinar o gato pelo menos uma vez na vida, e também depois de ter escapado e antes de ser introduzido em um novo grupo, para evitar que possa contagiar o resto caso esteja infectado.

O proprietário

Aconselha-se controlar regularmente o peso do animal, já que o emagrecimento é um dos principais sintomasdo AIDS felino.

Normalmente, depois do contágio produz-se uma fase aguda da doença, com sintomas pouco específicos como febre ou anorexia. Após isto, pode passar um tempo bastante longo sem que o gato mostre qualquer sintoma, até que na fase final volte a aparecer anorexia, debilidade, febre, e em muitos casos, inflamação da língua e gengiva e diarreia. Nesta última fase as defesas do gato estão mais baixas, deixando-o mais susceptível a infecções diversas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu gato tem AIDS, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.