Como saber se meu gato tem alergia a pulga

Como saber se meu gato tem alergia a pulga

Um dos problemas mais comuns que seu gato pode sofrer é a dermatite alérgica à picada de pulga (DAPP). Se seu pet desenvolver esta doença, o mais provável é que se deva ao fato do seu sistema imunológico ter identificado algo nocivo para o seu organismo. É uma reação fisiológica, uma defesa perante algo que não funciona como deveria, é algo comum mesmo tendo uma boa higiene e uma vida saudável. Em umComo.com.br vamos explicar para você como saber se seu gato tem alergia a pulga.

Passos a seguir:
1

A dermatite alérgica à picada de pulga se define por uma hipersensibilidade à saliva destes insetos e pode ser provocada pela exposição a eles. Uma picada não tem que afetar um gato sem este problema, mas se seu gato tem alergia às pulgas reagirá de forma violenta e sentirá muito desconforto.

A reação alérgica ocorre pelas propriedades que a saliva da pulga tem quando é injetada na pele do seu gato. Os sintomas mais frequentes costumam ser do tipo cutâneo, fruto da inflamação e costumam piorar à medida que o gato se coça para acalmar a coceira, pelas feridas que se cria.

Neste artigo explicamos para você como saber se seu gato tem pulgas.

2

Os sintomas da dermatite alérgica à picada da pulga são diversos. A primeira reação causa vermelhidão, inflamação e a tendência do seu gato se lamber, se coçar e se morder. Depois destas primeiras sequelas o normal é que também sofra de uma perda de pelo por se lamber. Normalmente a alopecia ocorre na zona afetada, mas pode ocorrer também na cabeça, abdômen e patas.

Seu gato tentará aliviar sua dor e coceira limpando-se de forma compulsiva, se observar esse comportamento em seu gato é porque algo está errado, a pele não tem que ter um aspecto fora do normal. Em alguns casos, podem aparecer crostas vermelhas na parte de trás e no lombo (dermatite miliar).

A dermatite miliar é uma consequência da alergia à picada da pulga. A pele enche-se de escamas e crostas, nesse caso deve levar o seu pet ao veterinário para o tratar e aliviar a incômoda e dolorosa coceira. Geralmente afeta os membros posteriores e a base da cauda.

3

Se não vir pulgas no seu gato, mas notar que continua reagindo a elas, pode ser que o ambiente continue infectado. A verdade é que às vezes é muito difícil confirmar que um gato tem pulgas porque se limpa constantemente e, nesse processo, costuma arrastar as mais visíveis. Mas isto não quer dizer que não tenha e, se ficarem algumas, se reproduzirão e alimentarão o tempo todo que viverem sobre a pele do seu felino.

Basta uma única pulga para que esta desencadeie toda uma reação alérgica terrivelmente dolorosa, por isso tem que lutar para acabar com todas as pulgas seja qual for o ciclo de vida e assim impedirá que sofra de dermatite alérgica pela sua picada. Em umComo damos também para você alguns remédios caseiros contra as pulgas que ajudarão a mantê-las fora de casa.

4

Não existem produtos em concreto para repelir as pulgas, mas para acabar com elas terá que aplicar em seu gato um produto anti pulgas de boa qualidade e em todas as zonas nas quais o seu pet passar o seu tempo. Pode utilizar um spray para atuar em casa contra as pulgas que ainda estão na fase inicial do seu ciclo vital.

Se acha que seu felino tem alergia a pulgas, o mais recomendável é que vá ao veterinário. Ele indicará a você o melhor tratamento a seguir para aliviar os sintomas e, sobretudo, a prestar atenção aos métodos de prevenção.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu gato tem alergia a pulga, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.