Partilhar

Como saber se meu gato tem ansiedade

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como saber se meu gato tem ansiedade

Quer saber se o seu gato está passando por um estado de ansiedade? Nota que está diferente? Isso está deixando você preocupado? Então vamos explicar como detectar se o seu pet tem algum quadro de ansiedade. Este fato dependerá não só da predisposição do seu gato, mas também da natureza do estímulo que provoca esse nervosismo. É fundamental conhecer bem a rotina diária do seu felino e também saber tudo sobre a vida do seu companheiro para determinar os condicionantes que entram em jogo. Em umComo.com.br explicamos a você como saber se o seu gato tem ansiedade.

Também lhe pode interessar: Como tratar a ansiedade nos gatos
Passos a seguir:
1

Um dos sintomas mais claros de que o seu gato sofre de ansiedade são as mudanças no comportamento. Um sintoma importante é a agressividade ou um aumento do estado de alerta; notará que o seu gato está mais irritado, suscetível e que reage de forma bem mais brusca a todos os estímulos do ambiente.

Outro dos sintomas mais habituais é o da marcação de urina ou com as fezes, por isso o seu gato começará a urinar ou defecar fora da sua caixa de areia. Um último comportamento muito comum em um gato com ansiedade é que verá que começa a se lamber de forma mais compulsiva, provocando feridas e inclusive alopecia. A alopecia não tem que ser um sintoma da ansiedade, terá que descartar que não tenha uma doença dermatológica para descartar uma alopecia psicogênica.

Como saber se meu gato tem ansiedade - Passo 1
2

Outro dos sintomas que o seu gato pode sofrer se tem ansiedade é a conhecida síndrome de hiperestesia felina. Tratam-se de contrações da musculatura dorsal do tronco como um espasmo, o aumento da vocalização e comportamentos de automutilação do pelo ou da pele. Será normal que o seu gato morda o rabo, este sintoma pode ser um indício de outras doenças como artrose ou coceira, por isso é importante levar o animal ao veterinário para descartar diversas condições.

3

Também existem outros sintomas deficitários de ansiedade que produzem certa passividade perante o meio ou inclusive uma diminuição de interesse perante os estímulos circundantes, notará que o seu gato tem menos vontade de explorar e pesquisar tudo o que o rodeia. Se sofre de ansiedade, verá como que quase não se move nem pesquisa nada, por outro lado, também não terá muita vontade de brincar, manifestando menos interesse e iniciativa pela brincadeira.

4

Existem outros sintomas adicionais que podem indicar que o seu gato sofre de ansiedade. Perceberá uma diminuição do apetite, este comportamento pode ser consequência da ansiedade, de uma depressão ou de muitas outras patologias, mas é muito importante que o seu veterinário examine o seu gato o mais rápido possível pelo incipiente perigo de que se desidrate e de que sofra sintomas de lipidose hepática.

Um gato com ansiedade também passará mais tempo descansando e isolado para não ser incomodado. Por último, outro dos sintomas comuns são as mudanças nas posturas do seu gato que indicam que está nervoso, como andar com o rabo baixo e próximo ao corpo, pupilas dilatadas, a cabeça por baixo da altura do ombro e caminhar agachado.

5

É importante que esteja muito atento ao comportamento do seu gato e saiba absolutamente tudo do passado do seu felino para encontrar ou prever a sua possível resposta perante as mudanças do meio. A forma em que seu pet se relaciona com outros animais, com as pessoas e a sua forma de responder perante os acontecimentos darão a você uma ideia muito clara sobre como é o seu gato e será de ajuda para identificar o que provoca ansiedade em seu pet.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu gato tem ansiedade, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como saber se meu gato tem ansiedade

Como saber se meu gato tem ansiedade
1 de 4
Como saber se meu gato tem ansiedade

Voltar ao topo da página