Partilhar

Como saber se meu gato tem ansiedade

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como saber se meu gato tem ansiedade

Quer saber se o seu gato está passando por um estado de ansiedade? Nota que está diferente? Isso está deixando você preocupado? Então vamos explicar como detectar se o seu pet tem algum quadro de ansiedade. Este fato dependerá não só da predisposição do seu gato, mas também da natureza do estímulo que provoca esse nervosismo. É fundamental conhecer bem a rotina diária do seu felino e também saber tudo sobre a vida do seu companheiro para determinar os condicionantes que entram em jogo. Em umComo.com.br explicamos a você como saber se o seu gato tem ansiedade.

Também lhe pode interessar: Como tratar a ansiedade nos gatos
Passos a seguir:
1

Um dos sintomas mais claros de que o seu gato sofre de ansiedade são as mudanças no comportamento. Um sintoma importante é a agressividade ou um aumento do estado de alerta; notará que o seu gato está mais irritado, suscetível e que reage de forma bem mais brusca a todos os estímulos do ambiente.

Outro dos sintomas mais habituais é o da marcação de urina ou com as fezes, por isso o seu gato começará a urinar ou defecar fora da sua caixa de areia. Um último comportamento muito comum em um gato com ansiedade é que verá que começa a se lamber de forma mais compulsiva, provocando feridas e inclusive alopecia. A alopecia não tem que ser um sintoma da ansiedade, terá que descartar que não tenha uma doença dermatológica para descartar uma alopecia psicogênica.

Como saber se meu gato tem ansiedade - Passo 1
2

Outro dos sintomas que o seu gato pode sofrer se tem ansiedade é a conhecida síndrome de hiperestesia felina. Tratam-se de contrações da musculatura dorsal do tronco como um espasmo, o aumento da vocalização e comportamentos de automutilação do pelo ou da pele. Será normal que o seu gato morda o rabo, este sintoma pode ser um indício de outras doenças como artrose ou coceira, por isso é importante levar o animal ao veterinário para descartar diversas condições.

3

Também existem outros sintomas deficitários de ansiedade que produzem certa passividade perante o meio ou inclusive uma diminuição de interesse perante os estímulos circundantes, notará que o seu gato tem menos vontade de explorar e pesquisar tudo o que o rodeia. Se sofre de ansiedade, verá como que quase não se move nem pesquisa nada, por outro lado, também não terá muita vontade de brincar, manifestando menos interesse e iniciativa pela brincadeira.

Como saber se meu gato tem ansiedade - Passo 3
4

Existem outros sintomas adicionais que podem indicar que o seu gato sofre de ansiedade. Perceberá uma diminuição do apetite, este comportamento pode ser consequência da ansiedade, de uma depressão ou de muitas outras patologias, mas é muito importante que o seu veterinário examine o seu gato o mais rápido possível pelo incipiente perigo de que se desidrate e de que sofra sintomas de lipidose hepática.

Um gato com ansiedade também passará mais tempo descansando e isolado para não ser incomodado. Por último, outro dos sintomas comuns são as mudanças nas posturas do seu gato que indicam que está nervoso, como andar com o rabo baixo e próximo ao corpo, pupilas dilatadas, a cabeça por baixo da altura do ombro e caminhar agachado.

Como saber se meu gato tem ansiedade - Passo 4
5

É importante que esteja muito atento ao comportamento do seu gato e saiba absolutamente tudo do passado do seu felino para encontrar ou prever a sua possível resposta perante as mudanças do meio. A forma em que seu pet se relaciona com outros animais, com as pessoas e a sua forma de responder perante os acontecimentos darão a você uma ideia muito clara sobre como é o seu gato e será de ajuda para identificar o que provoca ansiedade em seu pet.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu gato tem ansiedade, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como saber se meu gato tem ansiedade

O que lhe pareceu o artigo?

Como saber se meu gato tem ansiedade
1 de 4
Como saber se meu gato tem ansiedade

Voltar ao topo da página