Partilhar

Como saber se meu gato tem asma

Como saber se meu gato tem asma

Todos nós desejamos o bem-estar de nosso gato, por isso é normal que nos sintamos preocupados quando observamos que algo não vai bem com sua saúde. Se você notou que seu animal tem dificuldade para respirar, é possível que esteja enfrentando um quadro de asma, uma doença que se apresenta de forma muito similar à dos humanos, mas que pode ser reversível com o tratamento adequado. Quer saber mais a respeito deste assunto? Em umComo.com.br damos a você alguns sinais para que descubra como saber se seu gato tem asma.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu gato tem dermatite
Passos a seguir:
1

A asma é uma doença que consiste na inflamação das vias respiratórias inferiores, habitualmente dos brônquios, originando dificuldade para respirar. No caso dos gatos esta condição pode ser reversível dependendo de sua origem e do estado do animal.

A asma em gatos é uma doença que requer atenção médica, pois se avança muito a respiração do gato poderia ficar comprometida, pondo em risco a vida do seu felino.

2

Existem diversas causas que podem desencadear a asma felina, entre elas se destacam:

  • Fatores ambientais como a fumaça, a poluição, alguns tipos de ambientadores ou produtos de limpeza.
  • Alergias respiratórias.
  • Algum tipo de infecção bacteriana, por fungos ou viral que afeta os pulmões.
  • Algum tipo de parasita que desencadeia os problemas respiratórios.
3

Os principais sintomas da asma em gatos são:

  • Dificuldade para respirar, o gato vê-se visivelmente agitado no momento de respirar.
  • Silvos ao respirar.
  • Tosse.

Estes sintomas podem se apresentar de forma crônica e regular ou durante ciclos. Em alguns casos, a asma em gatos estoura em épocas como a primavera, devido às mudanças ambientais. Se é por fatores ambientais, a presença ou ausência dos mesmos pode fazer que os quadros de asma apareçam e desapareçam. Se a condição é produzida por alguma infecção, então os sintomas serão constantes.

4

Se observa que seu gato tem dificuldades para respirar é importante que o leve a um veterinário, pois se a asma se complica e o animal não pode respirar de forma adequada, a vida de seu gato poderia estar em perigo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu gato tem asma, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como saber se meu gato tem asma

1 comentário
A sua avaliação:
Elisangela
meu gato tem asma quais os cuidados que eu posso ter com ele?

Como saber se meu gato tem asma
Como saber se meu gato tem asma

Voltar ao topo da página