Como saber se meu gato tem bolas de pelo

Como saber se meu gato tem bolas de pelo
Imagem: pixabay.com

A natureza dos gatos faz com que se limpem diariamente para se manterem constantemente limpos. Isto quer dizer que passam longos momentos do dia lambendo o pelo e, portanto, ingerindo-o em seu sistema digestivo. Isto provoca a acumulação de grandes quantidades de pelo em seu estômago e formam as conhecidas 'bolas de pelo'. Mas estamos conscientes da gravidade deste problema? As bolas de pelo de maior volume podem originar problemas de saúde para o nosso gato, principalmente quando eles não podem expeli-las. Se quer descobrir como saber se o seu gato tem bolas de pelo, continue lendo este artigo de umComo.com.br.

Passos a seguir:
1

A língua dos gatos está protegida por um tecido espinhoso denominado papillae ou papilas cônicas, que não são outra coisa que pequenos espinhos colocados em uma mesma direção. Estes espinhos permitem ao felino beber água e, principalmente, assear-se. No momento do asseio, os pelos ficam incrustados entre eles, fazendo com que o gato tenha que os engolir, já que não há outra forma de os eliminar. É por esse motivo que ingerem quantidades tão grandes de pelo.

Imagem: petmeds.org
2

Os gatos saudáveis tendem a ingerir e expelir os pelos naturalmente através de fezes ou de vômitos. As bolas de pelo ou Tricobezoares têm forma alongada e são compostas por pelos, saliva, sucos gástricos e, caso tenha acabado de se alimentar, de restos de comida. Não é incomum o nosso felino vomitar estas bolas, uma vez que todos o fazem. O problema surge quando não pode expulsá-las ou tem dificuldades para fazê-lo.

3

Se isto acontecer, como podemos saber que o problema são as bolas de pelo? Os gatos apresentam uma série de sintomas quando não podem ou têm dificuldades para expulsar as bolas. Os primeiros a surgirem são as náuseas, as quais não devem ser confundidas com a tosse, e os vômitos muito constantes.

4

Se vomitar mais do que o normal, começará a perder peso e devemos levá-lo ao veterinário. A falta de apetite ou, pelo contrário, o aumento são sintomas que também podem aparecer se o problema forem as bolas de pelo no estômago ou esôfago. É importante consultar um profissional para que o examine e averigue se o problema reside no fato de que o gato não consegue expulsar a bola de nenhuma forma, o que exigirá uma cirurgia para a eliminação.

5

Se as bolas de pelo são encontradas no intestino grosso, um dos sintomas mais habituais é a constipação. Um dos remédios naturais mais eficazes para ajudar os nossos felinos a se livrarem de tricobezoares é fornecer-lhes a ingestão de plantas. Você provavelmente já percebeu que quando o seu gato começa a ter náuseas para vomitar as bolas, ele come as plantas da casa ou da área externa para limpar o estômago.

6

Não obstante, não podemos lhe oferecer qualquer planta, uma vez que algumas são altamente perigosas para eles. A mais recomendável para eliminar as bolas de cabelo é a valeriana, além de ser a mais fácil de encontrar. Apresentamos aqui um artigo no qual detalhamos quais são as plantas tóxicas para gatos.

Imagem: pixabay.com
7

Sem dúvida, o melhor remédio, é sempre a prevenção. Para isso, você deverá escovar os pelos de seu gato diariamente, a fim de eliminar todos os pelos mortos e evitar que os ingira durante a lavagem. Este conselho deve ser considerado principalmente se o seu gato for de pelo longo, uma vez que são os mais vulneráveis a sofrer este desconforto. Tenha em conta que as épocas do ano em que se perde mais pelos em virtude da mudança de temperatura é a primavera e o verão.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu gato tem bolas de pelo, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.