Partilhar

Como saber se meu gato tem carrapatos

 
Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como saber se meu gato tem carrapatos

Os carrapatos são, juntamente com as pulgas, os parasitas externos mais comuns em cães e gatos. No entanto, se o seu felino é completamente doméstico e não costuma sair de casa ou estar em contato com jardins e áreas verdes, as possibilidades de se infectar são reduzidas. Apesar disso, a prevenção nunca é demais, por isso é importante saber reconhecer estes aracnídeos, aprender a removê-los e entender o modo de prevenir uma nova infecção.

Se você estiver se perguntando como saber se seu gato tem carrapatos continue lendo, porque em umComo.com.br vamos explicar em detalhes.

Também lhe pode interessar: Como tirar um carrapato de um gato

Que gatos são mais propensos a contagiarem-se de carrapatos?

Se seu felino é completamente doméstico e nunca sai de casa, você não tem nada que se preocupar, pois é praticamente impossível que se contagie de carrapatos. Estes aracnídeos vivem na natureza, por isso é comum encontrá-los em campos, parques, jardins e bosques com mato alto. Se seu animal não frequenta estas zonas, então pode ficar tranquilo.

Os carrapatos em gatos costumam ser mais comuns em:

  • Gatos que compartilham a casa com um ou vários cães que saem para passear em zonas com vegetação ou que estão em contato com outros animais. Deste modo, o parasita pode passar do cão para o gato.
  • Gatos que vivem parte do dia fora, e que, portanto, podem andar por lugares com vegetação.
  • Gatos que saem para o jardim de casa. Ainda que nem todos os jardins tenham necessariamente carrapatos, existe sempre a possibilidade deles estarem ali.

Se o seu gato entrar em algum destes grupos, então é essencial que saiba identificar os carrapatos, para que possa extraí-los corretamente e que tome precauções para evitar um novo contágio.

Como saber se meu gato tem carrapatos - Que gatos são mais propensos a contagiarem-se de carrapatos?

Identificar os carrapatos no gato

Em alguns casos os carrapatos podem ser confundidos com um pedaço de pele ou uma verruga, especialmente se nunca viu uma. Estes aracnídeos contam com oito patas, um corpo ovalado e uma cabeça geralmente pequena que costumam enterrar na pele do seu hóspede para sugar seu sangue e se alimentar.

Podemos encontrá-los em várias cores como cinza, marrom ou preto e a melhor forma de distingui-los de uma verruga é observar se há patas. Estes parasitas costumam se hospedar ao redor da cabeça do felino, no pescoço, nas axilas e entre as almofadas das patas, ainda que possam ser localizados também em qualquer outra parte do corpo.

Os carrapatos não costumam ser vistos à simples vista, a não ser que os mesmos tenham se alimentado em grande quantidade, por isso aumentarão o seu tamanho devido ao sangue que vão sugando do gato. A saliva deste parasita conta com propriedades anestésicas, por isso quando pica seu hóspede o mesmo não sente nada, não se coça e não dá sinais evidentes de desconforto. Uma vez que o animal deixe a zona e a anestesia desaparece, o gato pode sentir desconforto e começar a coçar a área afetada.

Se seu pet corre risco de contágio, revisar seu pelo diariamente escovando o pelo do gato é a melhor forma de descartar sua presença. Quando o carrapato deixa a zona também é possível identificar uma picada vermelha e ligeiramente inflamada, sinal de que esteve sugando sangue ali.

Como saber se meu gato tem carrapatos - Identificar os carrapatos no gato

Como extrair um carrapato

Se ao revisar o pelo do seu gato identificar um carrapato é importante que o extraia de imediato para que não continue sugando sangue. Deve saber que estes parasitas podem transmitir muitas doenças ao seu pet, no entanto, os veterinários acham que o carrapato deve estar grudado no hóspede pelo menos entre 5 e 24 horas para o conseguir, por isso quanto mais rápido o extrair, muito melhor.

Ao fazê-lo, o mais importante é retirar adequadamente a cabeça, se a mesma fica enterrada na pele a zona corre risco de se infectar.

Produtos para evitar carrapatos

Uma vez extraído o carrapato, é recomendável que leve seu gato ao veterinário. Um profissional deve se assegurar de que efetivamente o parasita foi removido adequadamente, além disso, segundo a idade e o estado de saúde do seu gato, bem como do ambiente no qual vive o animal, o profissional prescreverá o melhor produto para tratar ou prevenir os carrapatos.

Como saber se meu gato tem carrapatos - Produtos para evitar carrapatos

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu gato tem carrapatos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como saber se meu gato tem carrapatos

O que lhe pareceu o artigo?

Como saber se meu gato tem carrapatos
1 de 4
Como saber se meu gato tem carrapatos

Voltar ao topo da página