Doenças comuns do gato

Como saber se meu gato tem dermatite

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como saber se meu gato tem dermatite

Você percebe que a pele de seu gato está inflamada e ele não para de se coçar? Estes sinais podem indicar que seu felino sofre de dermatite atópica, um dos problemas de saúde mais comuns e incômodos que ele pode apresentar. Trata-se de uma doença alérgica e costuma ser uma das causas principais desse prurido tão irritante e persistente que não deixa o animal tranquilo.

Se você quer cuidar do seu gato e saber a qualquer momento o que lhe acontece, continue lendo. Não há nada melhor que saber para prevenir. Em umComo.com.br contamos como saber se seu gato tem dermatite.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu gato tem alergia a pulga
Passos a seguir:
1

A dermatite felina é uma doença que costuma se manifestar em gatos jovens, é mais comum em gatos de entre 6 meses e 3 anos. Ainda que isto não seja exclusivo, porque ocorreram casos de animais adultos com este problema dermatológico.

A forma de detectar a presença de dermatite em gatos é verificar se o animal apresenta um quadro persistente de coceira. A intensidade dessa sensação será variável e é muito possível que o dono do gato não perceba nada.

Como saber se meu gato tem dermatite - Passo 1
2

Os gatos são animais muito reservados e a não ser que o prurido seja exagerado, pode ser que nem note. Muitos gatos se coçam ou lambem escondidos, de modo que talvez este sintoma de dermatite passe despercebido ou confundido com seu asseio natural. Na maioria dos casos deve-se levar o gato a uma clínica veterinária quando cair bastante pelo, algo que ocorre quando a lambida e a coceira contínuas acabam arrancando os pelos do couro cabeludo, dando lugar a um problema de alopecia bastante visível.

3

A coceira causada pela dermatite pode estar mais ou menos localizada, é possível que apareça, inclusive, acompanhada de vermelhidão, erosões e cascões como consequência de todo o comportamento autodestrutivo do ato de coçar.

As lesões podem aparecer nas orelhas, na cara, no pescoço e em outras partes do corpo. Um traço muito claro que indica que seu felino sofre de dermatite é a presença de pápulas e cascões nessas regiões específicas da sua anatomia. A alopecia que ele mesmo se provoca é muito frequente nas coxas, flancos e abdômen.

Como saber se meu gato tem dermatite - Passo 3
4

Outro sintoma de que seu felino tem dermatite é o que se conhece com o nome do complexo granuloma eosinofílico. Nesse caso, seu animal apresentará lesões com muita inflamação e eritematosas em forma de placas e cordões lineares, também é muito provável que tenha úlceras na boca.

Perante um quadro assim, deve-se procurar de imediato o veterinário para fazer os exames apropriados e as causas da coceira sejam descartadas uma a uma. Quando tiver o diagnóstico, o médico colocará seu animal em tratamento.

Como saber se meu gato tem dermatite - Passo 4
5

O tratamento para a dermatite em gatos costuma ser a utilização de medicamentos para parar a coceira, especialmente corticoides. Podem ser administrados de diferentes formas dependendo da dose indicada pelo veterinário. Junto com este fármaco, é conveniente tratar o felino com ácidos graxos, anti-histamínicos, ciclosporina, entre outros. Tudo isso servirá para tratar todos os sintomas de coceira, alergia, inflamação e dor que seu gato apresentar.

As indicações e as doses devem ser sempre prescritas pelo especialista e deve-se aceitar o fato de que será preciso um controle e um acompanhamento frequentes.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu gato tem dermatite, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
NAIR APARECIDA NOGUEIRA
O meu gato está com umas caspinha branca nas costa que fica esfarelando o tempo todo e o pelo fica umedecido e depois resseca e fica endurecido o que pode ser????.
1 de 4
Como saber se meu gato tem dermatite