Como saber se meu gato tem otite

Como saber se meu gato tem otite

A otite é uma inflamação do epitélio que cobre as paredes do conduto auditivo do gato e pode ser provocada por diversos fatores, como bactérias, ácaros ou corpos estranhos. Em umComo.com.br, explicamos-lhe quais são as causas deste problema de ouvido e os sintomas que o provocam, para ajudá-lo a saber se o seu gato tem otite.

Os ácaros

Os ácaros são parasitas microscópicos responsáveis por um grande número de casos de otite em gatos. O ácaro que pode infestar os ouvidos dos gatos se chama Otodectes cynotis.

Existem produtos capazes de acabar com este problema, disponíveis em forma de pipetas e também como gotas que são administradas diretamente no ouvido do gato. Nos casos mais graves, convém combinar ambos os produtos. Seu veterinário o informará sobre este tema.

Corpos estranhos

Alguns corpos estranhos como as espinhas ou outros objetos capazes de serem introduzidos acidentalmente no ouvido do gato podem provocar uma otite, que não será curada até que o objeto seja extraído por um veterinário. De qualquer forma, este caso é muito menos frequente do que nos cachorros.

Bactérias e fatores predisponentes

O excesso de umidade, as alergias, ou a irritação produzida por limpadores óticos não adequados podem alterar o epitélio do conduto auditivo diminuindo sua função como barreira protetora.

Muitos micro-organismos, como certas bactérias e as malasezzias -um tipo de fungo- são capazes de aproveitar esta situação, provocando a otite.

Os sintomas da otite nos gatos

Independentemente da causa que provoca a otite, os sintomas costumam ser similares e incluem coceira das orelhas, sacudidas de cabeça e presença abundante de cera no ouvido, mais ou menos fedorento segundo o agente implicado.

Se estes sintomas estiverem presentes sozinhos em um ouvido, é provável que o responsável pelo processo seja um corpo estranho.

O veterinário

Recomendamos que leve o seu gato ao veterinário pelo menos duas vezes ao ano para uma revisão, e sempre que detectar algum dos sintomas descritos anteriormente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu gato tem otite, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.