Como saber se meu hamster tem frio

Como saber se meu hamster tem frio

Sabe como cuidar do seu hamster nas épocas mais frias do ano? Tal como os seres humanos, o seu pet também sente os estragos das temperaturas baixas. Costuma-se pensar de forma errada que os animais, por terem pelo, toleram muito melhor o frio, mas neste caso é um conceito errado, pois um hamster sente o frio sobre sua pele apesar de ter pelo, e inclusive em excesso poderia fazê-lo adoecer com gravidade. Neste artigo de umComo.com.br vamos explicar para você como saber se seu hamster tem frio.

Passos a seguir:
1

Para começar, é muito importante que saiba que a maioria dos hamsters costumam hibernar para passar melhor o inverno. A hibernação é um estado que se caracteriza por estar em sonolência, uma queda importante da temperatura corporal, do ritmo do metabolismo e ao mesmo tempo, diminui a intensidade dos sinais vitais. É bem possível que nunca tenha visto o seu hamster passar frio porque diretamente muitos dos pequenos roedores hibernam. Apesar disso, nem todos os roedores que vivem em gaiolas desenvolvem a capacidade de hibernação, é um traço hereditário e nem todos sabem fazer. Deve ter isto muito claro, porque se chegar o frio e o seu pet não o superar, poderia morrer de hipotermia.

2

Deste modo, se não quer correr nenhum risco quando chegar o frio e evitar que hiberne, recomendamos que você siga os seguintes conselhos. Se o mantiverem acordado, saberá a todo o momento como está e seu objetivo é zelar pelo seu bem-estar. Deve tentar que a temperatura ambiental da sua casa esteja acima dos 15 graus durante os momentos de luz solar. Além disso, deve alimentar seu hamster com as doses apropriadas diárias para que se mantenha forte e saudável. De qualquer forma, nos momentos de muito frio, com isto não será suficiente suportar as temperaturas baixas sem risco.

3

Terá que manter a sua gaiola e o seu ninho relativamente próximo de uma fonte de calor artificial dentro de sua casa e durante o dia tentar que esteja perto do sol através das janelas. Nos momentos de mais frio, deveria tentar tocar nele com frequência para se certificar de que não entrou em uma época de hibernação. Se notar seu corpo frio e com uma respiração lenta, pode estar se preparando para hibernar. Pode até parecer que seu hamster morreu, mas na verdade seu corpo ficará rígido sozinho se estiver hibernando.

4

Se notar que seu corpo começa a ficar rígido pelo frio e inclusive tremendo, o recomendável é que comece a acariciá-lo suavemente para lhe dar calor e acordá-lo desse estado de sonolência no qual está quase a entrar.

Tente dar-lhe comida muito apetitosa, com uma alta porcentagem de gordura e proteínas, já que nesses momentos é necessário que entre calor de forma gradual. Também deve fazer com que beba para hidratá-lo; misture água com um pouco de açúcar e dê-lhe de beber com uma seringa. Todo este processo pode demorar mais de 1 hora e se não o fizer bem, talvez prefira hibernar. Se procurar um lugar onde esteja quente e protegido, seu hamster enfrentará muito melhor o frio. Aproveite e confira também mais algumas dicas para saber proteger o seu hamster do frio.

5

Além de saber se seu hamster tem frio, em umComo também se pode informar a respeito de como saber se tem ácaros e como saber se tem pulgas, assim irá se certificar de manter seu pet afastado de parasitas que possam comprometer sua saúde.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu hamster tem frio, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.