Como saber se meu papagaio é macho ou fêmea

Como saber se meu papagaio é macho ou fêmea
Imagem: fondos7.net

Quando falamos de papagaio, geralmente referimos-nos a um grupo de aves conhecidas como psitácidas que, além dos papagaios propriamente ditos (como o yaco ou louro cinza), inclui os periquitos, as caturritas e as araras. No caso dos periquitos, as diferenças entre machos e fêmeas são muito fáceis de apreciar à simples vista, mas a coisa complica-se bastante no resto. Por isto, neste artigo de umComo.com.br daremos as bases para saber se um papagaio é macho ou fêmea.

Caracteres sexuais secundários

Os caracteres sexuais secundários são os atributos que não têm relação direta com os órgãos sexuais mas que são diferentes em machos e fêmeas. Estas características costumam ser mais evidentes na etapa adulta e podem ser de ajuda para diferenciar os sexos.

Quanto ao aspecto físico, os papagaios machos são bastante maiores, bem mais coloridos e com a cabeça mais longa.

Quanto ao caráter, na maioria das espécies, as fêmeas tendem a ser mais agressivas que os machos (sobretudo no caso dos periquitos).

Por outro lado, tradicionalmente sabe-se que os papagaios machos são mais afetuosos com as mulheres e vice-versa.

Palpação púbica

É um dos métodos mais utilizados, já que é mais exato que o anterior, pode ser realizado em animais jovens de forma mais ou menos fiável e é mais econômico que a endoscopia ou as provas de DNA, que veremos a seguir.

Contudo, não é um procedimento 100% seguro (nem muito menos) e precisa ter uma verdadeira experiência para poder fazer o exame corretamente.

Consiste em pegar o papagaio com cuidado, colocá-lo de bruços e apalpar os ossos da pélvis. No caso das fêmeas há uma separação entre os ossos do púbis que pode chegar a medir mais de meio centímetro.

O veterinário

Se com o método anterior não chegar a nenhuma conclusão, recomendamos que visite um veterinário experiente em animais exóticos para que ajude você a determinar o sexo.

Além dos métodos já expostos, existem mais dois, infalíveis, mas que requerem um especialista: um estudo de DNA (pode ser obtido amostras de sangue ou inclusive de plumas) ou uma endoscopia (que consiste em introduzir uma câmera no interior do animal para diferenciar seus órgãos reprodutores).

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu papagaio é macho ou fêmea, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.