Como saber se meu papagaio tem parasitas

Como saber se meu papagaio tem parasitas

Ainda que os papagaios sejam aves muito resistentes às doenças, às vezes podem ter parasitas, como a maioria dos animais. Segundo a zona do papagaio onde atuem estes parasitas, podemos distinguir entre parasitas internos e parasitas externos. Em umComo.com.br damos as chaves para você saber se seu papagaio tem parasitas e de que tipo, para poder agir corretamente e combatê-los.

Parasitas internos

Quando falamos de parasitas internos nos referimos, basicamente, aos vermes intestinais e a um tipo de protozoário (parasitas microscópicos) chamado coccídeo.

Ambos são bastante frequentes; de fato, os papagaios que vivem em liberdade costumam ter um verdadeiro número destes parasitas em seu intestino sem que lhes provoquem sintomas.

O primeiro sinal que você notará caso seu papagaio tenha parasitas internos é a diarreia. Nos casos de diarreia, as fezes aparecem menos sólidas, com a consistência diminuída.

Parasitas externos

Os parasitas externos que podem afetar os papagaios são fundamentalmente, os ácaros.

São menos frequentes que os anteriores, exceto em periquitos.

Quando ocorre em papagaios, costuma-se notar nervosismo, sinais de coceira e às vezes queda de penas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu papagaio tem parasitas, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.