Como saber se meu periquito tem ácaros

Como saber se meu periquito tem ácaros

Os ácaros são parasitas microscópicos da classe dos aracnídeos, que podem afetar a maioria dos animais domésticos, entre eles os periquitos, causando-lhes uma doença conhecida popularmente como sarna. Existem vários tipos de sarna, dependendo do tipo de ácaro que a provoque; nos periquitos o mais frequente é o conhecido como Knemidocoptes. Se está interessado em saber se o seu periquito tem ácaros, em umComo.com.br damos-lhe alguns conselhos.

Passos a seguir:
1

O aspecto geral

É muito raro que os ácaros em periquitos provoquem alterações no estado geral de saúde dos periquitos, uma vez que, como temos visto, o mais comum é knemidocoptes e afeta o bico e as penas.

Porém, às vezes pode apresentar problemas respiratórios, causados por um ácaro que afeta a traqueia (Sternosoma tracheacolum). Nestes casos, pode ocorrer uma respiração dificultosa, com a boca aberta.

Também, embora menos frequente, alguns destes parasitas podem afetar as penas, provocando coceira.

2

O bico

A doença provocada pelo ácaro knemidocoptes deixa a cara do periquito escamosa.

Nos periquitos afetados, a zona do bico e das narinas (os orifícios respiratórios) estão cobertos por crostas, muito evidentes à primeira vista.

3

As patas

Além da cara escamosa, também as patas ficam cobertas por crostas similares às da cara.

Estas crostas devem-se a um processo de hiperqueratose, isto é, um engrossamento da capa externa da pele, provocada pelo ácaro.

4

Diagnóstico de laboratório

É a prova definitiva, baseia-se em observar no microscópio uma amostra de uma raspagem das lesões.

5

Recomendamos levar seu periquito ao veterinário pelo menos duas vezes ao ano para uma consulta, bem como conhecer quais são as principais doenças dos periquitos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu periquito tem ácaros, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.